REFORÇO NO SENADO
Ciro e Tereza Cristina comemoram filiação de Buzetti no PP: “É um retorno para casa dela”
Kamila Araújo
“É um retorno para casa dela”. É assim que o senador Ciro Nogueira classificou a filiação da senadora Margareth Buzetti no Progressistas na manhã desta quinta-feira (21). O congressista veio a Cuiabá prestigiar o ato e comemorou a volta da senadora para a agremiação.
Para ele, o ingresso na senadora reforça a legenda, especialmente, a bancada no Senado Federal que, devido a federação com o União Brasil, oficializada no início desta semana, passou a ser a maior da Casa de Leis.
“É dia de extrema alegria para nós, para nossa federação, configuramos a maior força do país. Com a chegada da senadora, tornamos a maior bancada do Senado Federal, é um retorno para casa dela. Está no DNA dela, aqui ela será protagonista”, afirmou Ciro Nogueira, presidente nacional do PP.
Outra liderança nacional que também veio a Capital prestigiar a filiação de Margareth foi a senadora Teresa Cristina, que comemorou a chegada de mais uma mulher à bancada do partido no Senado.
“Seremos três mulheres no Senado pelo Progressistas agora, a senadora Margareth, Daniela Ribeiro e eu. De sete senadores, nós somos três mulheres e quatro homens agora, quase equilibrando. E aí o senador Ciro vai trazer outra senadora, porque aí vai ficar parelho, quatro a quatro”, pontuou.
Buzetti deixou o PSD e se filiou ao Progressistas na manhã desta quinta-feira (21). A senadora já fazia parte dos quadros do PP. Ela deixou a agremiação e se filiou ao PSD em dezembro de 2022, com base em um acordo político que permitiu que Carlos Fávaro comandasse o Ministério da Agricultura no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ela assumisse a cadeira no Senado, já que é a primeira suplente do social democrata.
De lá para cá, contudo, ela teve alguns desentendimentos com Fávaro, especialmente por conta de posicionamento político. A senadora e mais de centro-direita, enquanto o ministro levou o partido para a esquerda.
Diante disso, ela optou por retornar ao Progressistas e deve reforçar a chapa de deputado federal da sigla no pleito do próximo ano.