TURISMO EM DESTAQUE
Sabores, cultura e artesanato de MT ganham destaque no 9º Salão Nacional do Turismo
Mato Grosso está em exposição no 9º Salão Nacional do Turismo, realizado de 21 até o próximo sábado (23), em São Paulo (SP). O público das cinco regiões brasileiras tem a oportunidade de experimentar doces, farinhas, temperos e bebidas típicas, conhecer o artesanato, as artes e a cultura do Estado tanto no estande oficial quanto em outros espaços da feira, que conta com participação de expositores mato-grossenses. A expectativa é receber cerca de 90 mil visitantes nos três dias do evento.
No estande coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o artesão Alcides Ribeiro chama atenção ao esculpir, ao vivo, uma viola de cocho, instrumento tradicional de cinco cordas, despertando a curiosidade dos visitantes. Além disso, representantes de Chapada dos Guimarães, Várzea Grande, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop divulgam seus atrativos turísticos.
O primeiro café indígena de Mato Grosso, Massepô, que passou a ser produzido em 2021 também está em exposição no estande. O cacique Felisberto de Souza Cupudunepá, da etnia Balatiponé-Umutina, em Barra do Bugres explicou como passaram a investir em cafeicultura e como tem associado a atividade ao turismo.
A programação inclui degustações comandadas pelo chef Marcelo Cotrim, que prepara drinks com cachaça e caramelo de pequi, além de aperitivos à base de paçoca de pilão, banana chips e o premiado queijo Diamante da Cartucheira, de Nossa Senhora do Livramento. Todos os dias, o grupo Flor Ribeirinha apresenta o siriri, enchendo o espaço com cores e ritmos da cultura pantaneira.
Nesta sexta-feira (22), haverá o lançamento da FIT Pantanal 2026, às 17h, e, antes, às 16h, do livro “Como desenvolver o turismo no seu município”, de Nelson Eduardo Pereira da Costa.
Para a secretária-adjunta de Turismo, Maria Letícia Arruda, o evento é uma oportunidade estratégica de projeção nacional.
“O Salão Nacional do Turismo é uma vitrine fundamental para mostrar o que Mato Grosso tem de melhor: nossa cultura, nossa gastronomia e a hospitalidade do nosso povo. Estar presente em um evento desse porte significa abrir novas oportunidades de negócios, fortalecer nossos destinos e colocar o Estado no radar de turistas de todas as regiões do Brasil”, destacou.
O empresário Ademar Gomes Laurindo, da Eva Tour, foi selecionado pelo Ministério do Turismo para representar Mato Grosso no Feirão do Turismo, uma espécie de “Black Friday” com descontos de até 30% em pacotes e passeios turísticos. O feirão começou nesta quinta-feira (28) de forma presencial e segue virtualmente até 27 de agosto, reunindo cerca de 100 empresas.
Representantes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal também participam do feirão, oferecendo condições diferenciadas para aquisição de passagens aéreas, hospedagens e outros serviços.
No pavilhão do Artesanato, duas artesãs representam Mato Grosso com peças indígenas, colares e acessórios de sementes, selecionados pela Coordenação de Artesanato da Sedec. Já no Mercadão da Agricultura Familiar, Jacira Sarate, de Nossa Senhora do Livramento, foi a única selecionada para representar Mato Grosso no espaço, que reúne 69 expositores de todo o Brasil, com mais de 300 produtos típicos. Ela comercializa licores, doces, farofas e temperos a base de cumbaru.