SOB INVESTIGAÇÃO
Mendes admite falhas no sistema prisional após fuga de oito presos em uma semana
Kamila Araújo
O governador Mauro Mendes (União) reconheceu que o sistema penitenciário de Mato Grosso enfrenta falhas graves, e garante que esta tomando todas as providências para identificá-las e punir os culpados.
“Tá tendo falha, com certeza. Eu já cobrei duramente o secretário de Justiça, eles estão investigando, existem indícios que em breve vamos mostrar. Para ter fuga daquele jeito, alguém falhou ou cooperou”, afirmou Mendes, ao comentar o caso.
As declarações são referentes a fuga de oito detentos em menos de sete dias de diferentes unidades prisionais do Estado. Entre eles estão dois criminosos considerados de alta periculosidade, que escaparam da Penitenciária Ana Maria do Couto.
O governador ressaltou que não hesitará em punir envolvidos, inclusive dentro da própria estrutura de segurança. “Nós já cortamos várias vezes. Tivemos 11 policiais penais presos, já prendemos advogado e várias outras pessoas. Se precisar cortar na carne, vamos cortar”, declarou.
As autoridades investigam se houve facilitação interna para as fugas e se parte das ocorrências pode estar ligada a uma tentativa de enfraquecer as mudanças implementadas no sistema prisional.
“Estamos identificando os responsáveis. Há indícios de algo articulado para desconstruir esse belíssimo trabalho que está sendo feito, mas não vai parar”, reforçou Mendes.
O governador também foi questionado sobre a flexibilização do regime de Sandro Louco, preso considerado liderança criminosa em Mato Grosso, que recentemente ganhou o direito de receber visitas. Mendes preferiu não se aprofundar no assunto, alegando que se trata de estratégias sob sigilo da Secretaria de Justiça.
As fugas
Em menos de uma semana, oito presos fugiram de presídios em Mato Grosso. A primeira fuga foi no último dia 14, quando seis detentos escaparam do Complexo Industrial AhMenon Lemos Dantas, em Várzea Grande. Já na madrugada do dia 17, duas presas, consideradas de alta periculosidade, fugiram da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá.
Um dos fugitivos já foi recapturado. As equipes da SOE e da penitenciária continuam as buscas pelos outros fugitivos: Sandro Teixeira dos Santos, 38 anos; Edvaldo de França Almeida, 39; Luan Augusto dos Santos Lima, 25; Ismael Mendes de Paula, 26; e Bruno Fernandes de Souza Costa, 24 anos.
As duas presas que fugiram da Couto May, foram identificadas como Angélica Saraiva de Sá, de 34 anos, e Jessica Leal da Silva, de 36 anos. Angélica Sá é conhecida como Angeliquinha. Segundo informações do órgão estadual de Justiça, ela é chefe de fação criminosa com atuação no Norte de Mato Grosso.