AGITAÇÃO EM MT
Abílio em mais uma polêmica, Buzzetti no PP, Mendes na liderança para o Senado em 2026 e risco na barragem de Colíder; confira os destaques da semana
Maryelle Campos
Marcada por frenesi e movimentação intensa nos bastidores da política, a semana em Cuiabá foi palco de acontecimentos enérgicos.
Iniciada com mais um caso de feminicídio e um novo capítulo na série de polêmicas protagonizadas pelo prefeito Abílio Brunini, a semana termina com a união entre União Brasil e do Progressistas (PP) e o retorno da senadora Margareth Buzetti ao PP.
Senadora Margareth Buzetti retorna ao Partido Progressistas (PP)
A senadora Margareth Buzetti deixou o PSD e se filiou novamente ao Progressistas na manhã da última quinta-feira (21). Ela havia deixado a agremiação e se filiou ao PSD em dezembro de 2022, devido um acordo político que permitiu que assumisse a cadeira de Carlos Fávaro no Senado, enquanto ele comandasse o Ministério da Agricultura, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lideranças nacionais da ala direitista estiveram presentes, tais como o presidente da sigla, Ciro Nogueira e a senadora Teresa Cristina.
Nova polêmica do prefeito Abílio Brunini, desta vez com com a UFMT
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), levantou polêmica ao afirmar que a qualidade do ensino na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está aquém do esperado, chegando a definir a instituição como “uma bosta”. “Mesmo que a faculdade pública no nosso estado seja uma bosta, como a UFMT tem sido, infelizmente são as pessoas mais abastadas que conseguem entrar lá”, declarou na última terça-feira (19), em meio ao debate sobre o desempenho da educação pública na Capital, tanto em escolas públicas do município quanto do estado.
A UFMT reagiu e emitiu uma nota em que expressou “perplexidade e indignação”, ressaltando a importância da universidade para o Estado de Mato Grosso e para o Brasil, afirmando que ao longo de seus mais de 50 anos de história, a instituição tem sido responsável pela formação de profissionais, pesquisadores e líderes que contribuem decisivamente para o desenvolvimento regional e nacional. Com a grande repercussão negativa, o gestor voltou atrás nas palavras e reconheceu que a palavra “bosta” foi “inadequada”, mas reiterou o seu posicionamento quanto à condução da UFMT.
Pesquisas eleitorais apontam Mendes na liderança para ocupar o Senado e Pivetta para governador em 2026
O governador Mauro Mendes (União) aparece como favorito na disputa por uma das duas vagas ao Senado Federal em Mato Grosso no pleito do próximo ano. Isso é o que revela a pesquisa realizada pelo Instituto Informa e divulgada na última terça-feira (19) pelo site RDNews. Mendes lidera com 48,2% da intenção de voto para o primeiro mandato, seguido por Janaína, com 10,8%. Por outro lado, o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) também lidera na corrida para o cargo de governador, com 21,1% de intenção de votos. Atrás dele está Wellington Fagundes com 20,3%.
Risco de rompimento em barragem de Colíder
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) instaurou notícia de fato para apurar e acompanhar as condições de segurança da Usina Hidrelétrica de Colíder, localizada no Rio Teles Pires. A medida foi motivada por comunicado público da Eletrobrás informando que a barragem da usina se encontra em nível de segurança Alerta. Em razão disso, houve redução preventiva do nível do reservatório. O rompimento de quatro dos 70 drenos já está trazendo prejuízos para a região. Apenas no setor de turismo, estima-se que as empresas deixaram de arrecadar cerca de R$ 6 milhões, em razão do esvaziamento emergencial da barragem. Além disso, os municípios da área de influência da usina deixarão de receber a compensação financeira pela geração de energia.
Câmara de vereadores de VG barram pedido de cassação da prefeita Flávia Moretti
Os vereadores de Várzea Grande rejeitaram por 19 votos contrários e duas abstenções o pedido de cassação do mandato da prefeita Flávia Moretti (PL), por suposto uso irregular de policiais da Guarda Municipal de Várzea Grande (GM-VG) em sua segurança pessoal. A denúncia havia sido protocolada por um munícipe na Casa de Leis na última semana.
Lideranças políticas de MT participam de criação da Federação União Progressista
Lideranças políticas do União Brasil e do Progressistas (PP) de Mato Grosso foram à Brasília na última terça-feira (19) para participar da convenção nacional que oficializou a criação da Federação União Progressista (UPb). O novo bloco partidário nasce da união entre as duas siglas. Entre as lideranças que marcaram presença estão: o governador Mauro Mendes (União), o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), o senador Jayme Campos (União), o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) e o ex-senador Cidinho Santos.
Governo muda de ideia sobre aquisição da Santa Casa
O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, admitiu na terça-feira (20) que o Governo do Estado pode adquirir o prédio da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que enfrenta uma grave crise financeira. Figueiredo afirmou que o Governo do Estado está acompanhando de perto os desdobramentos do processo de leilão da instituição, para quitação de dívidas trabalhistas na ordem de mais de R$78 milhões, e não descarta a possibilidade de aquisição evitando o fechamento, inicialmente previsto para dezembro deste ano.
Feminicídio em Sorriso: homem tentou enganar a vítima dizendo que iria entregar um presente
Jacyra Grampola Gonçalves da Silva, de 24 anos, foi assassinada a tiros por seu ex-namorado, no último domingo (17), em um pesqueiro de Sorriso, a cerca de 420 km de Cuiabá. Segundo as investigações da Polícia Civil, José Alves dos Santos, de 31 anos, apontado como autor do feminicídio tentou atrair a vítima para fora do estabelecimento com a justificativa de entregar um presente, mas, diante da recusa, retornou ao local carregando uma caixa. Dentro dela estava escondida a arma usada para disparar contra a jovem. Testemunhas relataram que pelo menos sete tiros foram efetuados, sendo cinco direcionados à cabeça da estudante. O suspeito foi preso na segunda-feira (18).