COMPROMISSO
Flávia Moretti apresenta LDO com metas para 2026 e destaca ações para públicos vulneráveis
Patrícia Neves

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), entregou na manhã desta quinta-feira (29) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 à Câmara Municipal. Esta é a primeira LDO elaborada sob sua gestão, e, segundo ela, o projeto reflete os compromissos assumidos com a população durante a campanha eleitoral e amplia o alcance das políticas públicas já em execução no município.
“Primeira vez, Várzea Grande criou orçamento para políticas publicas efetivas de amparo e protagonismo da mulher. Além das áreas que já estamos atuando fortemente, como infraestrutura, urbanização, desenvolvimento urbano e regularização fundiária, a LDO 2026 traz novas frentes de atuação, especialmente voltadas ao bem-estar animal, políticas para as mulheres e para pessoas com deficiência ou neurodivergentes”, afirmou a prefeita.
Entre os destaques, está a previsão de investimentos na construção de um novo Instituto de Longa Permanência para Idosos. A prefeita reforçou que essas ações representam o compromisso da gestão com públicos historicamente marginalizados.
“Estamos inserindo políticas de acolhimento para públicos que muitas vezes ficaram à margem em Várzea Grande: os animais, as crianças com necessidades especiais, os idosos e as mulheres”, pontuou.
Questionada sobre o acesso a recursos federais para políticas voltadas a pessoas neurodivergentes, Flávia Moretti afirmou que o município está em fase de diagnóstico e planejamento para elaborar os projetos necessários e captar verbas em Brasília.
“Sabemos que existem recursos disponíveis, mas é preciso ter projeto. Estamos buscando referências em cidades como Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo para montar o nosso Plano Municipal para Pessoas com Deficiência e Neurodivergentes. A meta é levar esse plano a Brasília e, com isso, garantir os recursos em 2026 para implementar as ações já em 2027”, explicou.
No setor de infraestrutura, a LDO contempla a concessão privada do Departamento de Água e Esgoto. Segundo a prefeita, o documento prevê todo o trâmite legal, diagnóstico e modelagem para viabilizar a concessão.
Nesta manhã, a prefeita também garantiu que as demandas apresentadas pelos vereadores serão levadas em consideração durante a tramitação da LDO. “Muitas das diretrizes da LDO coincidem com as propostas do meu plano de governo e também com os anseios dos vereadores, como o bem-estar animal, atendimento a neurodivergentes e a própria concessão do DAE. Vamos construir isso juntos”, finalizou.