19 VOTOS FAVORÁVEIS
Aprovada ‘união administrativa’ das secretarias de Educação, Cultura e Esporte; Economia será de R$4 mi
Patrícia Neves

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou na manhã desta terça-feira (2) o Projeto de Lei nº 29.845/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a unificação sistêmica das secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer e Cultura. A proposta foi aprovada por 19 votos a favor e 1 voto contrário, e a Prefeitura estima uma economia de R$ 4 milhões até o fim do ano com a medida.
A nova estrutura administrativa prevê a manutenção de três secretários titulares, mas com núcleo administrativo único, concentrando ações, contratos e recursos de gestão.
Durante a sessão, o vereador Dídimo Vovô (PSB) votou contra a proposta e criticou a falta de diálogo por parte do Executivo. “Falta comunicação. A Prefeitura não dialoga com esta Casa. Como votar um projeto que promete economia, mas sem apresentar os impactos reais sobre áreas sensíveis como a Cultura?”, questionou Dídimo, ao justificar seu voto contrário.
Já o vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) defendeu a proposta e afirmou que o foco deve ser nos resultados. “O importante agora é a entrega. A cobrança é conosco, a fiscalização é responsabilidade do Legislativo. Se o prefeito garante que vai economizar, vamos fiscalizar de perto e cobrar as melhorias prometidas”, disse.
O vereador Demilson Nogueira (PP) também votou a favor, mas ponderou sobre o modelo adotado. Ele afirmou que passou a entender a medida como um ato de governo e continuidade administrativa, mas demonstrou preocupação com o futuro das pastas.
“Cultura e Esporte têm orçamentos historicamente baixos. Unificar é válido se houver resultado concreto. O que preocupa é manter três secretários, mas com apenas um núcleo técnico-administrativo. Espero que isso não prejudique a capacidade de entrega”, declarou.
Segundo o prefeito Abilio Brunini, “não estamos extinguindo secretarias. Os titulares continuam à frente de suas funções, mas agora com mais sinergia e menos burocracia. Projetos de esporte e cultura, que antes dependiam da Secretaria de Economia, agora poderão ser executados diretamente, com apoio técnico da Educação”, explicou.
A nova estrutura, Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, será composta pelos secretários Johnny Everson (Cultura), Jefferson Carvalho Neves (Esportes e Lazer) e Amauri Monge Fernandes (Educação).