NA PRAÇA DO CHOPPÃO
Abílio ataca MDB e diz que não aceitará “covardes e oportunistas” na direita
Da Redação

Durante discurso em um ato de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, no domingo (7), o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), rechaçou qualquer possibilidade de aliança entre seu grupo político e o MDB, partido presidido em Mato Grosso pela deputada estadual Janaína Riva.
Cotada para disputar uma vaga no Senado em 2026, Janaína é nora do senador Wellington Fagundes (PL), apontado como o principal nome do grupo bolsonarista para a disputa ao governo do estado. Apesar da ligação familiar, Abílio foi enfático ao descartar qualquer aproximação com o MDB.
Sem citar nomes diretamente, o prefeito afirmou que a rejeição à aliança não tem relação com gênero, mas sim com coerência ideológica:
“Não existe isso. E não é uma questão de gênero. Não caiam nessa conversa. Teremos mulheres de direita na política, assim como temos homens de direita. Mas uma coisa é certa: não podemos aceitar covardes e oportunistas na política”, disse.
Abílio criticou duramente possíveis alianças com figuras que, segundo ele, posam ao lado de adversários ideológicos e depois se apresentam como representantes da direita:
“Se a pessoa quer ser candidata ao Senado, mas está tirando foto com quem está cometendo atrocidades, de que lado ela está? Ah, mas diz que é a favor da pena de morte pra quem faz mal às mulheres. Eu também sou! Mas o partido dela está votando contra lá em Brasília.”
A fala de Abílio ocorre após a circulação de uma imagem em que parlamentares de Mato Grosso, incluindo Janaína Riva, aparecem ao lado do ministro do STF, Flávio Dino, durante uma reunião realizada no mês passado sobre a moratória da soja.