AMPLO DEBATE
Gisela adota cautela sobre anistia a envolvidos no 8 de Janeiro e aguarda texto final
Thalyta Amaral
A deputada federal Gisela Simona (União Progressista) afirmou que ainda não tem uma posição definitiva sobre o projeto de anistia aos envolvidos nos ataques antidemocráticos de 8 de Janeiro de 2023, em Brasília. Segundo a parlamentar, a bancada da sigla na Câmara Federal está aguardando o protocolo do texto final do projeto para definir um posicionamento oficial.
“Eu preciso ver o texto do deputado Hugo Motta para que a gente possa avaliar qual será nossa posição. Até o momento, não houve orientação por parte do partido justamente porque nenhum texto foi protocolado oficialmente na Câmara”, disse a deputada nesta segunda-feira (8).
Gisela, que preside o diretório da legenda em Mato Grosso, destacou que, em situações como essa, a tendência é seguir a orientação nacional da sigla. “A regra geral é seguir o partido. Isso fortalece não só a legenda, mas também a Federação, que neste caso inclui União Brasil e o PP. A decisão deverá ser conjunta”, explicou.
O tema da anistia ganhou força na Câmara dos Deputados nas últimas semanas, e uma reunião entre o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e o líder do PL, Sóstenes Cavalcante, está prevista ainda para esta segunda-feira. O objetivo é medir o apoio à proposta e buscar unidade nas bancadas. Parlamentares
A proposta, polêmica e amplamente debatida, busca perdoar os envolvidos nos atos que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Setores da direita defendem a medida como uma forma de pacificação política, enquanto a oposição e entidades da sociedade civil classificam o projeto como um “retrocesso democrático”.