DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Sinop recebe produtores argentinos em visita técnica para troca de experiências
Da Redação
Nesta segunda-feira (08), a Prefeitura de Sinop recebeu uma comitiva da Asociación Argentina de Productores en Siembra Directa (Aapresid), sediada em Córdoba, na Argentina. A visita, intermediada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT), teve como objetivo conhecer a produção agrícola da região, avaliar o uso de tecnologias aplicadas no campo e fortalecer a troca de experiências entre produtores argentinos e mato-grossenses.
O encontro integrou a programação do Festeja Sinop, que celebra os 51 anos de emancipação do município, e contou com a presença do prefeito Roberto Dorner, vice-prefeito Paulinho Abreu, secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, José Pedro Serafini, coordenador de Comércio da Sedec-MT, Leonardo Figueiredo, e integrantes da Aapresid.
A Aapresid é uma organização não governamental formada por uma rede de agricultores que adotaram e difundem o sistema de semeadura direta, baseado na não remoção do solo e na preservação da palha em prol da sustentabilidade na produção agrícola. Essa metodologia transformou o cultivo em diversas regiões do mundo e foi um dos temas discutidos durante o encontro.
O prefeito Roberto Dorner destacou a importância da aproximação com os produtores estrangeiros e agradeceu pela parceria institucional que possibilitou a visita. “Quero agradecer o governador por trazer essa comitiva dos nossos irmãos argentinos que estão nos visitando. Ficamos felizes porque são pessoas que trabalham no agro, então vêm trocar experiências conosco, vêm fazer uma visita a Sinop e agradecemos ao governo do Estado por essa oportunidade”, afirmou.
O vice-prefeito Paulinho Abreu reforçou que o encontro amplia o intercâmbio internacional de Sinop. “É mais uma rodada de apresentação do nosso município, dessa vez para argentinos, mostrando a nossa economia, o nosso clima, como é a nossa produção. É importante divulgar, até para também trocar experiências sobre logística e economia com pessoas de outros países. A intenção é agregar muito à economia de Sinop e que possamos colher frutos desse momento para trazer pessoas a investir na nossa cidade”, avaliou.
Entre os membros da Aapresid, o produtor Leonardo Dani explicou como a Associação tem atuado em prol da produção sustentável. “A Aapresid é uma associação que se dedica principalmente à não remoção do solo. A cobertura com palha e a não remoção do solo são nossos principais pilares para produzir mais e de forma sustentável em nosso país e, a partir daí, transportar para outros países, como, por exemplo, da América do Sul, Estados Unidos, Europa e o resto do mundo”, explicou.
O produtor fez questão de destacar os pontos que mais chamaram a atenção da comitiva em Sinop e também elogiou a infraestrutura e a recepção na cidade. “Tivemos uma excelente impressão da cidade. Acima de tudo, viemos aprender muito sobre o que é feito aqui, porque consideramos o Mato Grosso um dos estados mais importantes na produção agrícola mundial. Tivemos uma impressão muito agradável. Estamos aprendendo dia a dia e tivemos uma impressão muito positiva, porque a verdade é que toda a sociedade está envolvida na produção agrícola”, destacou Leonardo Dani.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, José Pedro Serafini, ressaltou que a visita reforça o papel estratégico do município. “Um grupo de mato-grossenses esteve na região de Córdoba, conhecendo as práticas agrícolas de lá, e agora os produtores estão retribuindo a visita, vindo para o Mato Grosso. Eles conheceram a realidade da produção aqui, a tecnologia, o conhecimento, a prática efetiva. Nós, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado, estamos dando esse suporte nesse intercâmbio de informações”, pontuou.
O coordenador de Comércio da Sedec-MT, Leonardo Figueiredo, explicou que a visita foi resultado de uma agenda anterior entre entidades do setor. “A visita da Aapresid ocorreu após uma visita das entidades do Mato Grosso à Argentina. Um convite da Famato originou a vontade e o interesse deles em virem conhecer um pouco do Mato Grosso. É uma comitiva técnica de produtores e o objetivo é conhecer as nossas práticas, indústrias, entidades ligadas ao agronegócio e também trazer um pouco da prática deles. Há muita similaridade, mas também muitas questões que podem ser trocadas para o desenvolvimento dos dois países”, explicou.
A comitiva argentina permanecerá em Mato Grosso nos próximos dias. Além de Sinop, estão previstas visitas a Sorriso, Lucas do Rio Verde e Cuiabá. A agenda se encerrará em Brasília, onde os produtores devem cumprir compromissos institucionais.