DOIS REQUERIMENTOS APROVADOS
Max Russi busca consenso entre Cattani e Edna para unificar comissão sobre feminicídio
Patrícia Neves/Thalita Amaral
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), anunciou nesta manhã (10), que irá propor uma unificação das duas comissões especiais aprovadas recentemente com foco no enfrentamento ao feminicídio no estado. Os requerimentos foram apresentados separadamente pelos deputados Gilberto Cattani (PL) e Edna Sampaio (PT), em sessões distintas na última quarta-feira (3).
Segundo Max, o tema é sensível demais para se tornar palco de disputas políticas ou partidárias. Ele defende a formação de uma única comissão plural, com a participação de todos os blocos parlamentares.
“Eu vou conversar com os dois deputados ainda hoje, durante a sessão, e tentar encaminhar a criação de uma só comissão, com representantes de todos os blocos. O mais importante aqui não é protagonismo individual, é a Assembleia como um todo dar uma resposta a esse problema grave”, afirmou.
O requerimento de Cattani foi o primeiro aprovado e, pela ordem, teria prioridade. No entanto, Max Russi quer que a presidência da comissão seja decidida por votação entre os membros indicados pelos blocos.
“Vou sugerir que cada bloco indique um representante, e que entre eles seja escolhido um presidente. A ideia é garantir equilíbrio e legitimidade ao trabalho”.