PREOCUPAÇÃO
Deputado propõe CPI para investigar falhas e danos causados por usina no rio Teles Pires
Da Redação
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) anunciou que irá propor, nos próximos dias, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os impactos ambientais e econômicos relacionados à Usina Hidrelétrica de Colíder, localizada no rio Teles Pires. Em 15 de agosto, por meio de comunicado oficial da Eletrobras, foi informado que a barragem da usina se encontra em nível de segurança devido a danos em seu sistema de drenos, o que levou à ativação do Plano de Ação Emergencial.
O parlamentar enfatizou que, se comprovadas as decisões corretas da empresa responsável, a prioridade é garantir a segurança das populações afetadas. No entanto, caso se constate que a determinação foi inadequada, caberá apontar responsabilidades por eventuais danos:
“Se ficar comprovado que a medida foi acertada, está tudo tranquilo, vidas humanas vêm em primeiro lugar. Mas, se for comprovado o contrário, esse é um ponto que só especialistas podem delimitar, e a CPI vai se aprofundar no tema. A responsabilidade de quem tomou essa decisão, que me parece ter partido da Eletrobras, precisa também vir à tona.”
Diego afirmou que já iniciou os primeiros contatos com deputado(a)s para assinatura do requerimento à CPI. “Vou requerer individualmente com cada deputado, mas acredito que não teremos dificuldades em conseguir as assinaturas. Se houver disposição política, a CPI pode tramitar normalmente”.
Paralelamente a instalação de uma futura CPI, o Ministério Público Estadual (MPE) já instaurou procedimento investigativo, com foco na responsabilidade ambiental e estrutural do local. Serão alvo do inquérito tanto a Eletrobras, proprietária da usina, quanto a COPEL, apontada como responsável pela operação. Entre os principais pontos de investigação estão, os danos ambientais decorrentes da condição estrutural da barragem e do rebaixamento do reservatório; riscos à segurança da população das áreas afetadas; e as motivações técnicas e políticas que levaram à deterioração do sistema de drenagem.