PACIÊNCIA DEVE SER REDOBRADA
Demolição de estrutura do VLT atrasa em 5 meses obra do Complexo Viário Jardim Leblon
Patrícia Neves

Apesar de mais de um ano de execução das obras na Avenida Miguel Sutil para implantar o Complexo Viário Leblon, o secretário adjunto de obras da Sinfra, Isaac Nascimento, afirmou em audiência pública realizada nesta quarta-feira (10) com o Ministério Público, que discutiu os impactos na mobilidade urbana gerados por grandes intervenções, que ainda serão necessários aproximadamente cinco meses para concluir o empreendimento.
Conforme o secretário, a estrutura pré-existente que seria utilizada para construir uma passagem de nível na Rua Desembargador Trigo de Loureiro, sob a Avenida Miguel Sutil, precisou ser totalmente demolida após a identificação de falhas estruturais, que comprometem a segurança da obra. A estrutura em questão, uma passagem de nível, foi feita em 2014 pelo Consórcio VLT e era tida como apta para o uso.
Ainda conforme o secretário, havia o planejamento de conclusão desta obra dentro do projeto Complexo Viário do Leblon, com o aproveitamento do que foi feito. No entanto, assim que os trabalhos foram iniciados e divulgados, o próprio Consórcio VLT enviou um ofício, no dia 9 de setembro do ano passado, à Sinfra, alertando para imediata interrupção de qualquer escavação.
O Complexo Viário do Jardim Leblon é composto por diversas intervenções viárias nas imediações da Trincheira Jurumirim, com o objetivo de desafogar o trânsito e melhorar a mobilidade urbana. O projeto inclui a duplicação da Rua Boa Vista, a nova trincheira na rotatória, a construção de um elevado ao fim da Trincheira Jurumirim, o alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA e a implantação de uma nova passagem de nível na Trigo de Loureiro.