Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

PRONOME NEUTRO

Paula sai em defesa de Abílio após ele se irritar com uso do “todes” em audiência

Thalyta Amaral

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), defendeu seu colega de partido, o prefeito Abílio Brunini (PL), que se irritou novamente com o uso do pronome neutro “todes” e saiu de uma audiência pública na última terça-feira (9), que debatia a privatização das escolas da rede municipal.

Abílio estava na mesa durante a audiência quando a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) em Várzea Grande, Leilane Borges, pediu a palavra. Ela cumprimentou a “todos, todas e todes” presentes. Ao ouvir o pronome neutro, o prefeito desceu da mesa, mas continuou acompanhando o debate no local.

“É a conduta do prefeito e você sabe que já envolveu toda uma situação. Então, nesse contexto, nós não temos que utilizar dialeto, porque nós estamos no Plenário da Câmara Municipal de Cuiabá. Nós não temos que utilizar pronomes neutros, nós temos que nos comportar de acordo com o local onde nós estamos. E é isso que eu acredito”, argumentou a vereadora.

Paula defendeu ainda que o pronome neutro não existe na gramática. “No dicionário está o quê? Todos, quando tem homens e mulheres. Ou quando são só mulheres, todas. Aqui era um ambiente que tinha homens e mulheres, todos. Ela achou por bem falar todos, todas e todes. O prefeito se sentiu desconfortável e saiu da mesa. Ele ficou no espaço atrás, mas ele não saiu do Plenário”.

“Uma vez que ele se sentiu desconfortável, tudo bem e está tudo bem. Ele não ofendeu ninguém, não foi indelicado com ninguém e também não estou aqui para defender ninguém. Eu estou falando sobre o meu posicionamento”, enfatizou Paula.

Ao ser questionada se a Câmara não deveria cobrar uma postura do prefeito, Calil negou que esse seja o papel do Parlamento. “A conduta do prefeito, se ele não está tendo nenhum ato de corrupção, infringindo nenhuma lei, não cabe a mim avaliar. Essa é a conduta dele, eu não vou mudar uma pessoa. Não cabe a mim”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação