CONTORNOS PARA 2026
Presidente do PL em MT afirma que escolha de senadores cabe a Bolsonaro: “Isso já está decidido há muito tempo”
Da Redação
O presidente do PL em Mato Grosso, Ananias Filho, afirmou nesta sexta-feira (12) que a definição de candidaturas ao Senado Federal nos estados é uma atribuição direta do ex-presidente Jair Bolsonaro e que essa diretriz já está consolidada dentro do partido “há muitos meses, até anos”. O candidato ao Senado será o deputado federal José Medeiros (PL).
Ao ser questionado sobre o apoio também na disputa pela Senado, de Mauro Mendes (União), afirmou que há divisão interna clara: Bolsonaro escolhe os candidatos ao Senado, enquanto o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, atua na articulação das candidaturas ao governo dos estados.
“Essa decisão de que as escolhas dos senadores seriam feitas pelo presidente Bolsonaro já está tomada na Nacional há muito tempo. É algo definido. Bolsonaro cuida do Senado, Valdemar articula os governadores. Isso é absolutamente normal dentro do partido”, afirmou Ananias.
Ananias também comentou sobre a recente movimentação do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), que, se manifestou contrário a qualquer tipo de aliança com o MDB. A sigla tem como presidente estadual a deputada estadual Janaina Riva, que é nora do senador Wellington Fagundes, que é o nome do PL para disputa ao Palácio Paiaguás em 2026.
Eu conversei com Valdemar na semana passada e ele falou que o Bolsonaro gosta muito do governador Mauro Mendes, que defende o nome de Otaviano Pivetta para pré-candidatura ao Governo do Estado.
“Não tem descarte nenhum de conversar, de dialogar. Não tomei tomei nenhum conhecimento de como o Valdemar irá conduzir essa situação. Não há veto de alianças. Não discuto nomes, mas sim que tem de ter uma construção”.