ERA PARA COPA DO MUNDO DE 2014
Fábio Garcia responde a sugestão de troca do BRT pelo ART e destaca necessidade de estudo aprofundado
O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fábio Garcia, comentou recentemente a proposta feita pelo prefeito de Cuiabá, Abiio Brunini, para substituir o projeto do sistema de mobilidade urbana baseado no Ônibus de Transporte Rápido (BRT) pelo Autonomous Rail Transit (ART), uma tecnologia 100% elétrica e moderna, já adotada pelo governo do Paraná.
Abiio pretende se reunir com o governador Mauro Mendes para apresentar a sugestão de troca do modal em Cuiabá, argumentando que o ART poderia trazer benefícios tecnológicos e ambientais ao sistema de transporte da capital.
Em resposta, Fábio Garcia afirmou que, embora conheça as características gerais do BRT, o projeto em andamento está sendo desenvolvido para atender às especificações desse sistema. Ele ressaltou a importância de analisar com mais profundidade as exigências técnicas do ART para verificar a viabilidade da mudança.
“Olha, eu não conheço o projeto completo, só sobre o BRT e o tipo e nível de exigência dele. Todo o projeto e a obra estão sendo implementados para funcionar como um BRT. Então, é necessário conhecer com profundidade as exigências do ART para saber se ele se encaixa onde está previsto o BRT. Eu não desconheço o ART, mas temos que olhar isso com mais profundidade. Como estou falando, não conheço a fundo as exigências do ART para saber se isso é possível ou não”, declarou o secretário.