PARCERIA GARANTIDA
Pivetta afirma que Estado vai ajudar Cuiabá a reassentar famílias do Contorno Leste: “Vamos criar uma solução para isso”
Kamila Araújo
O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) garantiu que o governo do Estado vai auxiliar a Prefeitura de Cuiabá na busca por uma solução definitiva para o impasse envolvendo as famílias que vivem de forma irregular no Contorno Leste.
Prestes a serem despejadas, as famílias buscam o auxílio do poder público para garantir o direito a moradia.
“Nós vamos criar uma solução para isso. O prefeito Abílio nos informou que já identificou uma área com capacidade para assentar cerca de 700 dessas famílias. O Estado também dispõe de áreas públicas e, com certeza, esse problema, que é pontual, será possível resolver com o trabalho conjunto entre prefeitura e governo”, enfatizou Pivetta nesta quarta-feira (17).
O vice-governador sinalizou que, além da disponibilização do terreno, o Poder Executivo estadual poderá apoiar a implantação de infraestrutura básica, como rede de água, energia e acessos, para viabilizar o reassentamento das famílias nessa nova área.
Já as moradias, segundo ele, podem ser construídas em regime de mutirão, com apoio técnico do Estado e participação das famílias.
“Tem diversas maneiras de resolver esse problema, e nós vamos usar uma delas”, completou.
No início desta semana, os moradores do Contorno Leste fizeram uma manifestação em frente da Prefeitura de Cuiabá em busca de uma solução para o imbróglio, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) já determinou a ocupação da área.
Na oportunidade, o prefeito Abílio Brunini (PL), informou que o município já identificou um terreno com capacidade para até 700 lotes, que será submetido à avaliação da Justiça como alternativa de reassentamento.