SÓ FOFOCA, POR ENQUANTO
Pivetta desmente rumores e descarta filiação ao PL: “não passa pela minha cabeça
Kamila Araújo

O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), afastou nesta quarta-feira (17) qualquer possibilidade de se filiar ao Partido Liberal (PL) com vistas a disputar o governo do Estado nas eleições de 2026.
“Não passa pela minha cabeça. Não falamos nada disso. Estamos trabalhando”, declarou, ao ser questionado sobre uma eventual mudança de partido para viabilizar a candidatura majoritária.
A fala do vice-governador ocorre em meio a rumores de que o PL articula internamente uma alternativa a Wellington Fagundes, que enfrenta resistência em setores da base bolsonarista e tem desempenho considerado abaixo do esperado em pesquisas internas.
O nome de Pivetta, por outro lado, aparece com maior aceitação entre as lideranças, impulsionado pela visibilidade obtida na gestão ao lado do governador Mauro Mendes (União Brasil).
Nos bastidores, a filiação de Pivetta ao PL vem sendo apontada como uma solução estratégica para o partido manter protagonismo na disputa pelo Palácio Paiaguás.
A eventual mudança de sigla também abriria espaço para uma recomposição na chapa ao Senado, onde o nome do deputado José Medeiros (PL) pode ser retirado para dar lugar à deputada estadual Janaina Riva (MDB), como parte de um possível acordo com o MDB — movimento que vem sendo defendido pelo senador Wellington Fagundes.
Na segunda-feira (16), o governador Mauro Mendes confirmou que já ouviu comentários sobre a possibilidade de migração partidária de Pivetta, mas minimizou como “rumores normais” no período pré-eleitoral.