O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), firmou nesta terça-feira (16 de setembro) um termo de parceria institucional com o Procon Municipal de Rondonópolis.
A solenidade foi realizada na sede da Prefeitura e oficializou a cooperação que permitirá o encaminhamento direto ao Judiciário, pelo sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), dos casos em que houver acordo celebrado no Procon. A medida busca dar mais celeridade e segurança jurídica às tratativas firmadas entre consumidores e fornecedores.
O ato representa uma preparação efetiva do Judiciário mato-grossense para a 20ª Semana Nacional de Conciliação, a ser realizada entre os dias 3 e 7 de novembro de 2025 em todo o território nacional, e que em Mato Grosso é organizada e capitaneada pelo Nupemec, com apoio dos Cejucs.
Entre os principais benefícios previstos no termo de cooperação assinado entre o Judiciário e o Município estão: encaminhamento eletrônico e imediato dos casos via PJe; redução de burocracia e sobrecarga administrativa; homologação judicial mais célere dos acordos advindos do Procon; ampliação da transparência e monitoramento dos processos; maior efetividade na pacificação social.
Também estão previstas ações conjuntas de capacitação entre as equipes do Procon em conciliação e mediação, além de isenção de custas para os procedimentos oriundos da parceria. A expectativa é que os consumidores de Rondonópolis já percebam, em curto prazo, os resultados positivos dessa integração entre as instituições.
A solenidade contou com a presença do prefeito do município, Cláudio Ferreira, do juiz coordenador do Cejusc de Rondonópolis e coordenador suplente do Nupemec, Wanderlei José dos Reis, do coordenador do Procon Municipal, Rubson Guimarães, outras autoridades e representantes da sociedade civil.
Durante o evento, o juiz coordenador do Cejusc fez uma explanação a todos os presentes acerca do papel da sua unidade judiciária na sociedade e dos benefícios aos consumidores decorrentes da parceria institucional firmada entre o Poder Judiciário de Mato Grosso e o Município de Rondonópolis.
Para o desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, presidente do Nupemec, “a renovação do compromisso entre o Cejusc e o Procon de Rondonópolis fortalece a relação de consumo e mantém a busca pelas soluções mais adequadas aos conflitos de interesses.”
Segundo a juíza coordenadora do Nupemec, Cristiane Padim, “essa cooperação garante maior efetividade à política pública de acesso à Justiça, ao integrar instituições e oferecer soluções rápidas e seguras ao consumidor”.