Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

IMPERDÍVEL

MAUAL terá exibição de curtas, estreia de filmes e ações de formação na UFMT

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Começa oficialmente na próxima terça-feira (23), em Cuiabá, a 24ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL), que segue até sábado (27) com mostras presencial e virtual de curta-metragens, estreia de filme premiado, lançamento de livro, diálogos com realizadores, painél com profissionais de destaque no cenário brasileiro, além de festa de encerramento. Também marcam a agenda pré e pós-mostra, respectivamente, palestra e exibição com o cineasta baiano Sérgio Machado e oficinas de audiovisual. A programação é gratuita e os ingressos devem ser retirados diariamente pelo Sympla.

Neste ano, a tradicional Mostra Competitiva da 24ª MAUAL exibe 39 produções de curta-metragem universitários e independentes de ficção, experimentais e documentários realizados em estados brasileiros e países da América Latina, em sessões de terça (23) a sexta-feira (26), a partir das 18h30, no Teatro Universitário.

Os filmes da Mostra Competitiva concorrem a premiações em diversas categorias pelos júris oficial e popular. Além do Troféu MAUAL – assinado pelo terceiro ano consecutivo pela artista Ludmilla Brandão -, os vencedores recebem bolsas de estudo da B_arco, vouchers de serviços de pós-produção da Mistika Post, consultorias da Cumbaru Produções Artísticas, da Cérberos Filmes, da Rede Paradiso e do cineasta Joel Pizzini. E neste ano, um prêmio especial: o licenciamento de um dos curtas para compor o catálogo da plataforma de streaming Cardume.

Na 24ª edição, a MAUAL retoma a Mostra Paralela, que ocorre de forma virtual e sem caráter competitivo, ampliando o seu alcance e a participação de curtas no festival. Por meio dela, serão disponibilizados 50 curtas-metragens pelo canal do Cineclube Coxiponés no Youtube, de terça-feira (23) até o dia 07 de outubro.

Durante o período da Mostra Competitiva, oito videoclipes selecionados pela curadoria também serão exibidos no foyer do Teatro Universitário. Eles também correm a prêmio do júri popular por meio de votação via like no Youtube.

Neste ano, as Mostras Competitiva e Paralela da MAUAL contam com produções de 14 estados do Brasil e três países estrangeiros: Cuba, Argentina e Bolívia. A produção audiovisual mato-grossense terá expressiva participação, com 23 filmes selecionados. A programação completa das exibições por data está disponível em https://www.maual.com.br/programação.

Importante janela para as produções de audiovisual universitário e independente da América Latina em Mato Grosso e no Brasil, a MAUAL chega à sua 24ª edição com o tema “Escutar a terra, romper a imagem”, promovendo uma reflexão ética e estética inspirada pelo neologismo “florestaria” – junção das palavras floresta e cidadania.

“Com esse tema, a MAUAL convida a um retorno sensível aos gestos de ver e escutar uma”florestania dos sentidos que brota do encontro entre territórios, sons e imagens. No contexto da cultura audiovisual latino-americana, pensar a florestania é provocar outras formas de filmar e habitar o mundo sem explorá-lo a partir de um olhar que não se impõe, e se entrelaça com os ritmos da natureza e dos povos que a habitam”, destaca Letícia Capanema, supervisora do Cineclube Coxiponés e coordenadora da 24ª MAUAL.

A 24ª MAUAL é realizada pelo Cineclube Coxiponés da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso (PROCEV/UFMT), Fundação Uniselva, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio de emenda parlamentar do deputado Lúdio Cabral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação