DEVEM SER VACINADAS PESSOAS DE 1 A 59 ANOS
Casos de Sarampo são confirmados em Primavera do Leste; vacinação é intensificada
Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde informa que foram confirmados dois casos Sarampo em Primavera do Leste. Ambos tiveram o resultado positivo por sorologia e apresentam sinais clínicos e vínculo epidemiológico compatíveis com a doença.
Reforçamos que a situação está sob controle. Trata-se de casos importados e ações de monitoramento seguem em andamento.
Os dois casos já estão fora do período de transmissão e foi realizado o bloqueio vacinal dos familiares, conforme os protocolos de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Primavera do Leste, em conjunto com a Secretaria de Saúde, informa que a principal estratégia para o controle da doença é a vacinação. Assim, intensifica a vacinação contra o Sarampo e outras doenças, ampliando os pontos de atendimento e mobilizando equipes em todo o município.
É fundamental a colaboração da população: todas as pessoas devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para atualizar a caderneta de vacinação.
Segundo o calendário nacional de vacinação, devem ser vacinadas pessoas de 1 à 59 anos.
Devido ao recente aumento de casos no Brasil, desde 15 de agosto de 2025 está sendo ofertada a dose zero para todas as crianças de 6 a 11 meses.
Ressalta a Dra. Mônia coordenadora de vigilância epidemiológica “neste momento, é essencial que a população esteja com a sua situação vacinal atualizada com as doses necessárias conforme preconizado, sobretudo para as crianças menor de 2 anos que precisam de duas doses para garantir a proteção adequada, a cobertura da segunda dose está em 80%. Ou seja, abaixo da cobertura ideal.”
A Secretaria de Saúde reafirma seu compromisso com todos os primaverenses e destaca que não medirá esforços até que o Sarampo seja controlado e eliminado de nossa cidade.