ESTRATÉGIA POLÍTICA
Base de Mauro Mendes articula distribuição de candidatos para ampliar bancada na ALMT
Kamila Araújo
O deputado estadual Paulo Araújo (PP) confirmou que há uma articulação entre os parlamentares da base aliada do governador Mauro Mendes (União Brasil) com o objetivo de distribuir estrategicamente os pré-candidatos entre partidos aliados, visando eleger pelo menos 20 deputados estaduais nas eleições de 2026. Segundo ele, o PRD está no radar como possível novo destino partidário, mas uma decisão só será tomada no próximo ano.
“O PRD é um dos partidos que está no radar. Há uma discussão interna na base do governador para montar um planejamento que permita eleger o maior número possível de deputados. A meta é eleger 20 ou mais”, afirmou.
A movimentação, segundo o parlamentar, visa evitar concentração de candidaturas em apenas algumas siglas, o que poderia comprometer o desempenho eleitoral da base governista. Para isso, partidos como PP, PRD, União Brasil e outros, devem ser organizados com chapas proporcionais competitivas.
Críticas e resposta a Botelho
Paulo Araújo também respondeu a críticas recentes feitas pelo também deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), que teria afirmado que o PP estaria priorizando “nomes estrelados” para federal, como o ex-senador Cidinho Santos e a senadora Margareth Buzetti, mas estaria falhando na montagem da chapa estadual.
Em tom descontraído, Araújo rebateu: “O Botelho é muito meu amigo. Brinquei com ele: ‘Você está parecendo o Eduardo Bolsonaro, dando piti toda semana’. Mas entendo a ansiedade dele. Ele também precisa ajudar a montar chapa. Não adianta só fazer a própria campanha.”
O deputado defendeu que o partido e a federação da qual o PP faz parte têm potencial para eleger entre cinco e seis deputados estaduais, desde que haja mobilização para estruturar candidaturas viáveis. Ele ainda fez um convite direto a Botelho para que também contribua com a construção da chapa proporcional.
“Eu gosto, sempre gostei de trabalhar na montagem de chapa. Faço aqui um convite ao Botelho para que ele também se dedique a isso. Fortalecer a federação é tarefa de todos.”
Decisão sobre troca de partido será em 2025
Apesar de admitir conversas e reconhecer o convite feito pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, para que se filie ao PRD, Paulo Araújo garantiu que só discutirá a mudança partidária em 2025. Segundo ele, o foco em 2024 é o trabalho parlamentar e o apoio à agenda do governo estadual.
“Esse ano é de trabalho. Ano que vem a gente conversa sobre partido e vê qual cenário será o melhor.”
A movimentação de bastidores revela a intensificação do planejamento eleitoral dentro do grupo político que comanda o Palácio Paiaguás, com foco na manutenção da maioria legislativa e no reposicionamento de lideranças visando a sucessão de Mauro Mendes em 2026.