CULTURA
Estudantes de Cuiabá serão protagonistas em peças de teatro em etapa estadual do Fetran
Da Redação
Estudantes das escolas públicas de Cuiabá – Silva Freire e Ranulpho Paes de Barros – irão participar, no dia 30 deste mês, da Etapa Estadual da 20ª Edição do Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (FETRAN).
O evento, que será realizado no Cine Teatro, é resultado de uma parceria da Prefeitura de Cuiabá com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Também vão participar escolas públicas estaduais e o IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso). A íntegra da programação pode ser conferida AQUI.
“É um orgulho ver as crianças e professores de Cuiabá reconhecidos pelo poder de criação e de enxergar a arte como instrumento de conscientização”, destaca o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.
Os estudantes da escola Ranulpho Paes de Barro serão protagonistas da peça de teatro “O Trânsito Mágico da Cidade Encantada”. No dia 9 de setembro, a peça foi premiada pelo núcleo de educação do trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Para entender mais, clique AQUI.
Agora, na etapa estadual, os estudantes de Cuiabá terão a oportunidade, se premiados, de participarem da etapa nacional, que vai selecionar as melhores peças de teatro do país destinadas a educação no trânsito produzidas por estudantes e professores.
As crianças da escola Silva Freire serão protagonistas da peça de teatro “Saber e não cumprir não salva vidas, apaga futuros, apressa às despedidas”. No dia 9 de setembro, a estudante Rafaela Marques foi premiada como melhor atriz infantil pelo desempenho na peça teatral.
No dia 3 de outubro, no teatro do Sesc Arsenal, ocorrerá a cerimônia de premiação. Na ocasião, haverá a avaliação do júri e a cerimônia de premiação.
Entenda
O Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito é dividido em duas modalidades:
Na etapa estadual, os espetáculos serão apresentados em duas modalidades distintas:
Teatro na Escola: montagens realizadas em unidades escolares (públicas ou privadas), dirigidas por professores ou projetos pedagógicos das Secretarias de Educação.
Projetos Teatrais: produções de grupos culturais, escolas de teatro, companhias teatrais, centros culturais e projetos sociais externos à rede educacional.
Essa separação garante maior valorização da diversidade artística e pedagógica, permitindo que cada iniciativa seja avaliada em seu contexto específico.
Júri especializado e plural
A comissão julgadora contará com avaliadores de diferentes áreas:
Jurados pedagógicos: servidores do Detran-MT e uma servidora convidada do Detran-SC;
Jurados temáticos: servidores da PRF com conhecimento em segurança viária e educação para o trânsito;
Jurados cênicos: artistas renomados das artes cênicas, garantindo uma avaliação técnica e artística de excelência.