Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

DESTAQUES DA SEMANA

Semana em MT: Rejeição à PEC da Blindagem, condenações por feminicídio, avanço de CPI e reviravoltas em crimes chocantes

Kamila Araújo

0

A semana em Mato Grosso foi marcada por forte atuação política no Senado, desdobramentos em casos de feminicídio de grande repercussão e tensões envolvendo a CPI do Estacionamento Rotativo em Cuiabá. Confira os principais fatos que movimentaram o estado:

Senado enterra PEC da Blindagem com apoio unânime dos senadores de MT

A PEC 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem, foi rejeitada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, e os três senadores de Mato Grosso — Wellington Fagundes (PL), Margareth Buzetti (PSD) e Jayme Campos (União Brasil) — celebraram o resultado como uma vitória da democracia e da igualdade perante a lei.

A proposta previa que parlamentares só poderiam ser processados criminalmente com autorização prévia de suas Casas, por voto secreto. A repercussão negativa e a pressão social influenciaram a decisão. O texto agora enfrenta risco de arquivamento definitivo no Plenário do Senado.

Ex-PM é condenado a 37 anos por estupro e feminicídio de advogada 

Em julgamento no Tribunal do Júri, o ex-policial militar Almir Monteiro dos Reis foi condenado a 37 anos de prisão pelos crimes de estupro de vulnerável, feminicídio e fraude processual contra a advogada Cristiane Castrillon da Fonseca Tirloni, assassinada em agosto de 2023.

A sentença foi proferida nesta quinta-feira (25) e deverá ser cumprida em regime fechado. O júri entendeu que o réu simulou a cena do crime para confundir as autoridades. A pena foi aplicada pela juíza Mônica Catarina Perri, da 1ª Vara Criminal de Cuiabá.

PM suspeito de matar personal Rozeli se entrega e confessa crime

Outro caso que seguiu em destaque nesta semana foi o assassinato da personal trainer Rozeli da Costa Nunes, ocorrido no dia 11 de setembro. O principal suspeito, o soldado da PM Raylton Mourão, se entregou no domingo (21) e foi ouvido na DHPP de Cuiabá. Ele confessou o crime.

Rozeli foi morta a tiros dentro de seu carro, próximo de casa, no bairro Cohab Canelas. O crime teria ligação com um processo judicial movido pela vítima contra Raylton e sua esposa, Aline Kounz, que segue foragida.

Tensão na CPI do Estacionamento: servidor da CS Mobi é flagrado filmando sessão após empresa negar comparecimento

Em uma sessão marcada por tensão, a CPI do Estacionamento Rotativo, que investiga o contrato da CS Mobi com a Prefeitura de Cuiabá, identificou um servidor da empresa filmando a reunião, mesmo após a concessionária ter comunicado formalmente que não compareceria à oitiva.

O funcionário, Henrique Rodrigues de Freitas, alegou estar de folga e acompanhava a sessão “como cidadão”. A atitude gerou reações imediatas. A CPI chegou a apreender seu celular, mas o devolveu após a sessão, por não ter competência legal para confiscar bens.

A CPI deve concluir seus trabalhos até o dia 10 de outubro, e novas medidas podem ser adotadas diante da suspeita de descumprimento contratual e prejuízo ao erário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação