EM MT
Justiça condena membro do Comando Vermelho que executou jovem em “Tribunal do Crime”
Da Redação
O Tribunal do Júri da Comarca de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá) condenou a 17 anos de prisão Carlos Eduardo Oliveira Fernandes, integrante do Comando Vermelho em Cocalinho (923 km a leste), pelo assassinato de Diego Rosendo Rosa em um “Tribunal do Crime”.
Segundo a denúncia do Ministério Público do Estado (MPE), o crime ocorreu em Cocalinho, em novembro de 2024. Diego havia ido comprar drogas quando foi abordado por membros do Comando Vermelho, que o acusaram de integrar uma facção rival.
Sem chance de defesa, a vítima foi levada até uma área de mata e julgada no chamado “Tribunal do Crime”, sob a alegação de estar em território controlado pela facção, o que não seria permitido pelos criminosos.
Carlos Eduardo foi o único réu pronunciado e condenado no processo. Os demais denunciados, incluindo um adolescente, foram impronunciados por falta de provas.
Durante o julgamento, a promotora de Justiça substituta Bruna Caroline de Almeida Affornalli destacou o sofrimento da família da vítima. “O corpo nunca foi encontrado. Temos uma mãe que até hoje busca a certidão de óbito do filho. Ele era de Brasília e veio a Cocalinho para trabalhar por um mês. Infelizmente, foi confundido com um integrante do PCC e acabou sendo morto em razão de uma suposta rivalidade entre facções”.