Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

ESTRATÉGIA PERSONALIZADA

Gestão rural: como evitar o endividamento com planejamento, compliance e educação financeira

Muvuca Popular

0

A 2ª edição da GreenFarm 2025, realizada no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, reuniu autoridades políticas, empresariais e representantes de instituições ligadas à agropecuária mato-grossense. O evento, que contou com a participação de delegações de onze países, reforçou a visibilidade internacional dos produtos de Mato Grosso e promoveu discussões sobre inovação e sustentabilidade no setor.

Entre as vozes de destaque, a Ogliari Carvalho Soluções (OC), empresa de consultoria e assessoria empresarial com atuação estratégica e personalizada, direcionada a produtores rurais, empresas do setor agrícola e organizações de diversos segmentos da economia.

O painel da OC no Green Farm abriu espaço para um debate sobre como enfrentar o endividamento rural com inteligência. Apresentando soluções jurídicas, Elaine Ogliari, traçou um panorama sobre os riscos, tema que preocupa produtores e pode comprometer tanto a produtividade quanto a segurança financeira do setor.

Com vasta experiência, Elaine reforçou que há falta de consciência de que a atividade rural hoje deixou de ser simples plantio e colheita, e passou a ser uma empresa.

Veja abaixo a entrevista:

Quais são os principais erros de gestão que levam produtores rurais ao endividamento e como o compliance pode ajudar a preveni-los?

Resposta: A falta de consciência de que a atividade rural hoje deixou de ser simples plantio e colheita, e passou a ser uma empresa. Falta de planejamento financeiro, fluxo de caixa e governança. O produtor que tem um compliance dentro da fazenda se previne aos riscos e quando acontece uma eventualidade já tem em mente as medidas emergenciais que serão tomadas para minimizar os danos.

Quais são as vantagens da renegociação extrajudicial de dívidas rurais em comparação com a judicialização do processo?

Resposta: Na renegociação extrajudicial, o produtor preserva sua imagem e seu nome no mercado, mantém acesso ao crédito e fornecedores, além de ser uma medida mais rápida, mais flexível e com menor custo. Já na renegociação judicial, há um desgaste maior da sua imagem, as portas se fecham para crédito e o custo vai ser muito elevado.

O que falta para que mais produtores tenham acesso à educação financeira e jurídica no campo? A informação ainda é o maior gargalo?

Resposta: Acredito que a informação seja o melhor caminho, sempre. Se aprimorar, procurar profissionais capacitados que possam realmente ajudar o produtor a tornar a sua empresa/fazenda “saudável” financeiramente.

O perfil do produtor rural tem mudado? Existe hoje mais abertura para tratar questões como governança, transparência e responsabilidade fiscal?

Resposta – Com a entrada das novas gerações, o perfil do produtor rural tem se transformado. Os filhos trazem uma visão mais estruturada, com foco em gestão e organização. Ainda assim, o desafio permanece: para muitos produtores, lidar com números, documentos e processos de conformidade não é natural. Isso exige disciplina para parar, analisar e registrar no papel (ou em sistemas de gestão) os objetivos e planos, transformando a prática em planejamento concreto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação