SOB ALERTA
Várzea Grande investiga caso de sarampo em menina de 9 anos
Thalyta Amaral
A Prefeitura de Várzea Grande investiga um possível caso de sarampo em uma menina de 9 anos, moradora do bairro Cabo Michel. O primeiro exame apresentou resultado positivo para a doença, e uma contraprova será realizada para confirmar o diagnóstico.
De acordo com a Vigilância em Saúde do município, a criança apresentou sintomas clássicos da doença, como febre alta, coriza, irritação nos olhos (conjuntivite), manchas vermelhas pelo corpo e tosse seca. Após a notificação do caso, equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram o bloqueio vacinal na região, vacinando crianças e adultos que tiveram contato direto com a paciente como medida preventiva.
Inicialmente, o município investigava nove casos suspeitos de sarampo. Desses, três foram descartados logo na primeira análise e outros cinco, após exames laboratoriais mais detalhados, também tiveram resultado negativo. O caso da menina é o único que ainda aguarda confirmação.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação como principal forma de prevenção contra o sarampo. A dose está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde e deve ser aplicada aos 12 meses (1ª dose da tríplice viral) e aos 15 meses (reforço com a tetraviral).