DIA DAS CRIANÇAS
Primeira-dama destaca impacto para mães cuiabanas com novo CMI
Da Redação
A vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, participou da vistoria técnica e entrega da obra do Centro Médico Infantil Antonny Gabriel de Souza Gomes de Moraes (CMI), o primeiro hospital 100% pediátrico da capital, com capacidade para atender 18 mil crianças por mês. A ação aconteceu no domingo (12), Dia das Crianças.
Ao lado da secretária da Mulher, Hadassah Suzannah Beserra de Sousa, Samantha destacou que o novo espaço, além de representar um avanço na saúde infantil, é também uma política pública voltada diretamente às mulheres. “Quando uma mãe sabe que seu filho está bem cuidado, ela está melhor. Essa é uma conquista que reflete cuidado com as crianças, mas também com as mães cuiabanas. Quem depende do SUS merece uma estrutura de qualidade, um hospital de qualidade, um atendimento de qualidade e é isso que o CMI representa”, afirmou.
A secretária Hadassah reforçou o caráter simbólico da inauguração neste 12 de outubro. “Hoje é Dia das Crianças, mas também é um grande presente para as mães. Como secretária da Mulher, me emociona ver um espaço tão lindo, pensado com amor e respeito. Que cada criança atendida aqui receba, além da estrutura moderna, o olhar humano que essa equipe tem para oferecer”, disse.
O CMI, erguido ao lado do antigo Pronto-Socorro de Cuiabá, recebeu R$ 11,8 milhões em investimentos e foi totalmente reestruturado após anos de abandono. Conta com consultórios, salas de risco, observação, medicação, exames, farmácia, odontopediatria e áreas de descanso para profissionais.
Durante a vistoria, o prefeito Abilio Brunini apresentou a unidade a vereadores, imprensa e à população, e reafirmou o compromisso da gestão em inaugurar o hospital até o final de novembro. O nome da unidade homenageia o pequeno Antonny Gabriel, garoto cuiabano que faleceu após um atendimento precário e cuja história inspirou a criação do centro.
“Cada parede desse hospital carrega uma promessa: a de que nenhuma criança cuiabana vai ficar sem cuidado. O CMI nasce do amor e da memória de Antonny”, disse o prefeito.
Entre aplausos e olhares emocionados, o novo Centro Médico Infantil foi apresentado como símbolo de reconstrução da saúde pública e de fortalecimento das políticas de cuidado — com as crianças, com as mães e com as famílias cuiabanas.