OPERAÇÃO CÓDIGO SEGURO
PC tira do ar sites e canais usados por rede de fraudes digitais; prejuízo de R$ 6 milhões
Da Redação
A Polícia Civil de Mato Grosso derrubou três sites e canais do Telegram, além de um grupo de WhatsApp, que eram usados por uma organização criminosa especializada na venda de dados pessoais, fraudes bancárias e golpes pela internet. As plataformas, que operavam em diversos estados, foram tiradas do ar por decisão judicial e estão sob custódia da corporação.
A ação faz parte da terceira fase da Operação Código Seguro, deflagrada nesta terça-feira (21), e é considerada uma das maiores ofensivas contra crimes cibernéticos já realizadas pela Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI). Ao tentar acessar os sites bloqueados, os usuários agora são redirecionados para uma página da Polícia Civil, que informa que o conteúdo está sob investigação.
Ao todo, foram cumpridas 48 ordens judiciais expedidas pelo Núcleo de Justiça do Juiz de Garantias de Cuiabá, incluindo sete mandados de prisão, 15 de busca e apreensão, afastamentos telemáticos, bloqueio de R$ 5,9 milhões em bens e remoção de plataformas digitais ligadas ao grupo criminoso.
Segundo o delegado Gustavo Godoy Alevado, responsável pela investigação, essa é uma operação emblemática para a história da DRCI.
“Pela primeira vez conseguimos chegar aos operadores dessa rede criminosa que atuava de forma sorrateira, dia e noite, prejudicando vítimas em todo o país”, afirmou.
Ainda conforme a polícia, os investigados não residem em Mato Grosso, mas atuavam remotamente em diversas regiões do Brasil, o que mostra o alcance da organização. A investigação segue em andamento para identificar outros envolvidos e aprofundar a responsabilização penal dos autores.