Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

VÍTIMA SEGUE INTERNADA NO HMC

Mais um caso suspeito de intoxicação por metanol é registrado em Cuiabá, diz secretário de Saúde

Da Redação

0

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, confirmou nesta quinta-feira (23) que o estado investiga dois casos suspeitos de intoxicação por bebida alcoólica contaminada. Um dos pacientes é morador de Água Boa, e o outro, de Cuiabá, que foi internado na noite de quarta-feira (22) no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

De acordo com o secretário, nenhum dos pacientes corre risco de morte, mas um deles, morador de Várzea Grande, de 24 anos, apresenta lesões irreversíveis nos dois olhos.

“Em respeito ao sigilo de informações do paciente, da família e da equipe médica, o que podemos afirmar é que ele não corre risco de morte, mas já apresenta lesões irreversíveis nos dois olhos”, disse Figueiredo à TV Centro América.

Sobre a origem da bebida supostamente responsável pela intoxicação, o secretário informou que ainda não há confirmação de onde ela foi consumida.

“Existe uma grande equipe atuando nisso — as forças policiais, Polícia Civil, DECON, as vigilâncias sanitárias municipal e estadual, tanto de Cuiabá quanto de Várzea Grande. Estamos em campo para identificar não só o local onde a bebida foi consumida, mas também sua origem. Até o momento, a investigação ainda não tem essa informação exata”, explicou.

Casos em investigação

O primeiro caso suspeito é o de Igor Thomae, de 27 anos, morador de Água Boa, que está internado em Goiás após perder a visão. Já o segundo caso é de um homem de Cuiabá, internado no HMC.

“As informações ainda são preliminares. Ele foi internado na noite de ontem e, por isso, é considerado um caso em investigação. Ainda não temos confirmação laboratorial, mas ele se enquadra nos protocolos como caso suspeito”, afirmou o secretário.

Figueiredo alertou que pessoas que consumirem bebidas alcoólicas e apresentarem sintomas como náuseas, dores abdominais, sonolência e alterações na visão devem procurar imediatamente uma unidade de saúde.

“Ao perceber sintomas após o consumo de bebidas, especialmente as destiladas, a pessoa deve buscar atendimento e relatar o fato, para que o protocolo de tratamento seja iniciado”, orientou.

O Hospital Municipal de Cuiabá é o centro de referência estadual para o tratamento desses casos e possui o medicamento fomepizol, antídoto utilizado contra intoxicação por metanol.

“O Ministério da Saúde já distribuiu o medicamento aos estados. Aqui, destinamos 100% das doses recebidas ao nosso centro de referência, o Setox, além de manter outro produto complementar disponível, o metanol farmacêutico”, destacou Figueiredo.

O secretário afirmou ainda que o governo estadual atua de forma integrada com órgãos de segurança, vigilância sanitária e perícia para rastrear a origem da bebida suspeita.

“Estamos trabalhando com todas as forças — Secretaria de Saúde, Segurança Pública, Vigilância Sanitária e Politec — para rastrear a fonte e impedir que novos casos ocorram. O metanol é uma substância altamente tóxica, letal e que pode causar graves danos ao organismo”, alertou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação