DOURADO SE REFORÇA
Cuiabá aposta em experiência para qualificar formação da base
Bebeto Dias
Campeão pelos quatro grandes do Rio de Janeiro, o ex-lateral-esquerdo Júlio César, de 43 anos, é o novo responsável pelo desenvolvimento técnico individual dos jovens atletas do Cuiabá. O ex-jogador assume o cargo de treinador de fundamentos (PDI Técnico) nas categorias de base do clube.
Com passagem por Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco, além de títulos como o Brasileirão de 2010 pelo Flu e o Mineiro no Cruzeiro, Júlio também defendeu Náutico, Goiás e Grêmio durante sua carreira.
Após a aposentadoria, iniciou a trajetória fora das quatro linhas em 2019, acumulando trabalhos como auxiliar técnico no Boavista, América-RJ, onde atuou como interino e, mais recentemente, no Bangu.
A chegada atende à estratégia do Dourado de investir em metodologia e tecnologia para acelerar a evolução de jovens talentos. O presidente Cristiano Dresch destacou a importância de profissionais que viveram o futebol de alto rendimento:
“Trazem a vivência do campo e ajudam a preparar melhor nossos atletas”, afirmou Dresch.
Detentor da Licença A da CBF Academy e curso de gestão, Júlio César celebrou o novo desafio: “É um trabalho de longo prazo, com foco em melhorar tecnicamente cada atleta da base. O Cuiabá oferece toda estrutura para isso”, disse.
O ex-lateral será responsável pelo PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) Técnico que detalha metas específicas de evolução, corrigindo deficiências e potencializando habilidades com auxílio de análises de vídeo e dados de desempenho. A metodologia já é aplicada em clubes como Palmeiras e Flamengo e, segundo ele, tende a crescer no futebol nacional.
A reformulação da base do Cuiabá também conta com Dyego Coelho, ex-Corinthians, no comando do Sub-20, consolidando a aposta em especialistas com experiência dentro e fora de campo.


