REPRESSÃO
Polícia Federal deflagra operações simultâneas contra garimpo ilegal em Mato Grosso
Da Redação
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (30), as Operações Kuri II e Aurum Sordidos com o objetivo de dar continuidade ao combate ao garimpo ilegal nos leitos dos Rios São Benedito e Teles Pires, localizados na região norte de Mato Grosso. As ações são desdobramentos da Operação Kuri, realizada em abril deste ano, que resultou na destruição de 17 balsas e apreensão de 2 mil litros de combustível, além de provocar um prejuízo estimado em R$ 15 milhões aos responsáveis pela exploração clandestina de ouro.
As investigações iniciadas pela Operação Kuri revelaram uma rede criminosa estruturada, composta por financiadores e comerciantes do ouro ilegal. Segundo a Polícia Federal, as operações desta quinta-feira visam desarticular ainda mais a cadeia de exploração clandestina na região, que tem gerado severos danos ambientais e afetado diretamente as Terras Indígenas Kayabi e Munduruku.
Mandados de busca e apreensão e sequestro de bens
Na ação de hoje, os policiais federais estão cumprindo 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Sinop/MT, em cidades de Mato Grosso e Pará, como Alta Floresta, Itaituba, Matupá, Novo Progresso, Peixoto de Azevedo, Sinop e Tangará da Serra. Também estão sendo executadas medidas de sequestro de bens relacionados aos investigados.
A operação tem o apoio das investigações de inteligência da Polícia Federal, que identificaram a complexidade da estrutura criminosa, com a atuação de financiadores e comerciantes do ouro que lucram com o garimpo ilegal. Os envolvidos podem responder por crimes ambientais, tráfico de drogas, além de crimes relacionados à exploração ilegal de recursos naturais.
Compromisso com a proteção ambiental e povos indígenas
A Polícia Federal reafirmou seu compromisso com a proteção ambiental e a defesa das populações indígenas, que têm sido diretamente afetadas pela atividade garimpeira ilegal. A mineração ilegal não só causa a degradação dos rios e do solo, mas também coloca em risco a saúde e a segurança das comunidades indígenas, além de impactar o equilíbrio ecológico da região.
As operações Kuri II e Aurum Sordidos são um marco no enfrentamento à mineração ilegal e à exploração predatória dos recursos naturais, com foco na preservação do meio ambiente e na garantia dos direitos dos povos originários de Mato Grosso.


