QUINTO CONSTITUCIONAL
“Não acho que tem favoritismo”, diz advogado apontado como “preferido” de Mendes na lista tríplice
Thalyta Amaral e Nickolly Vilela
O advogado Ricardo de Almeida, segundo mais votado na lista tríplice do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para preencher a vaga de desembargador destinada ao quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), negou ter qualquer tipo de favoritismo junto ao governador Mauro Mendes (União). Ele é apontado por fontes próximas ao gestor como o preferido para ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, que se aposentou recentemente.
“Eu acho que não tem favoritismo, não. A decisão é dele”, argumentou Ricardo à imprensa logo após a votação dos 36 desembargadores do TJMT, realizada nesta segunda-feira (3).
Na votação, a advogada Juliana Zafino foi a mais votada, com 29 votos. Ricardo de Almeida recebeu 28 votos e Dauto Passare, o terceiro nome que completa a lista tríplice, obteve 23 votos. A relação com os três nomes será encaminhada ao governador, a quem cabe a decisão final sobre quem ocupará o cargo de desembargador do Tribunal.
“É uma satisfação imensa. Vem um filme da vida da gente, todo o trabalho desenvolvido ao longo desses anos. É uma satisfação incrível”, comemorou Ricardo, que é advogado há mais de 25 anos e já atuou em diversas entidades da classe, incluindo comissões da OAB-MT e cargos de assessoramento jurídico em órgãos públicos.
A vaga é referente ao quinto constitucional, previsto na Constituição Federal, que reserva 20% das cadeiras dos tribunais a representantes da advocacia e do Ministério Público. O nome escolhido por Mauro Mendes passará ainda por ato de nomeação e posse no Pleno do TJMT.


