ATÉ QUE ENFIM
Parada há quatro meses, obra do ‘Túnel do Portão do Inferno” será retomada com novo modelo de contratação
Da Redação
O secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo Padeiro, informou que o processo para retomada das obras do túnel na rodovia MT-251, região do “Portão do Inferno”, está em fase final de preparação. A obra foi paralisada há quatro meses já que a fase de retaludamento do morro não pode ser efetivadas devido à falta de liberação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Durante a execução dos trabalhos, constatou-se a necessidade de utilização de jatos de concreto para segurar os “degraus” que seriam construídos.
Segundo ele, a construção será executada dentro do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que deve ser publicado ainda no começo de novembro.
“Tivemos uma reunião importante e definimos que a obra seguirá o formato de túnel. Espero que até sexta-feira possamos publicar o RDC, que prevê a contratação desde o projeto executivo. Partimos de um anteprojeto muito bem elaborado, desenvolvido com profissionais que participaram do fechamento de projetos de túneis em São Paulo. Trabalhamos com muito cuidado o orçamento e contamos com a compreensão do governador Mauro Mendes para contratar uma consultoria técnica que nos desse segurança e precisão nas etapas do processo”, explicou Padeiro.
Sobre a segurança da estrutura, o secretário garantiu que não há risco de desmoronamento. “O solo da região é composto por material rochoso, o que dispensa o uso de escoramentos complexos. Além disso, já instalamos equipamentos de monitoramento, como sismógrafos e sensores de expansão. Esses aparelhos permitem medir deslocamentos milimétricos da rocha, assegurando total controle técnico e prevenção de qualquer problema”, completou.
De acordo com Padeiro, o uso da tecnologia e o planejamento detalhado garantem que a retomada da obra ocorra com segurança, eficiência e transparência.


