46,1% DA POPULAÇÃO
Número de pessoas em relacionamento estável aumenta em Mato Grosso
Thalyta Amaral
O percentual de pessoas em relacionamentos estáveis (casamentos e uniões consensuais) em Mato Grosso aumentou de 34,7% da população em 2000 para 46,1% em 2022, segundo levantamento divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira (5).
No estado, 1,6 milhão de pessoas com 10 anos ou mais de idade possuem algum tipo de união consensual. Destas, 14,6 mil são de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. Entre os relacionamentos homoafetivos, a maioria é entre mulheres, sendo 9,1 mil uniões femininas contra 5,4 mil masculinas.
O levantamento também mostrou onde a maioria da população é casada ou solteira. O maior percentual de relacionamentos estáveis em Mato Grosso foi registrado em Santa Rita do Trivelato (445 km ao norte da Capital), onde 67% da população com 10 anos ou mais está em união consensual.
Já os solteiros são maioria apenas em Cuiabá, onde representam 51% — o que corresponde a 284,8 mil pessoas. No país, o município com mais solteiros foi Balbinos (SP), onde 81% dos moradores se encontram nessa situação.



