DE OLHO EM 2026
“Nossa chapa está montada: governador Jayme Campos, senador Mauro Mendes”, confirma Júlio
Thalyta Amaral
O deputado estadual Júlio Campos (União) bateu o martelo e afirmou que o partido irá, sim, construir uma candidatura própria para o Governo do Estado em 2026. “A nossa chapa está montada: governador Jayme Campos, senador Mauro Mendes.”
A declaração foi dada em meio às especulações sobre a sucessão estadual e às divergências internas dentro do União Brasil. A dúvida surgiu após as repetidas falas do governador Mauro Mendes (União) de que seu apoio para o Governo será destinado ao atual vice-governador, Otaviano Pivetta (Republicanos), mesmo ele sendo de um partido diferente.
Mesmo assim, o senador Jayme Campos não tem escondido suas pretensões de concorrer ao cargo de governador no próximo pleito, reforçando que pretende disputar a eleição sem precisar mudar de sigla. Jayme, que já governou Mato Grosso entre 1991 e 1994, é uma das principais lideranças políticas do estado e figura histórica do grupo político dos Campos, com forte influência na região de Várzea Grande.
“Nós estamos construindo dentro do nosso partido, com as bases partidárias, o processo político de uma candidatura própria a governador do Estado de Mato Grosso, com o nome do senador Jayme Campos e também com o nome dele [Mauro] para o Senado”, informou o parlamentar.
Ele também enfatizou que Mendes não tem o poder de decidir pelo partido como um todo. “Estamos agregando valores para formar uma boa chapa de deputados federais e de deputados estaduais. Então não há porquê. Nada. Mauro não tem essa autonomia de vetar um processo.”
Nos bastidores, a fala de Júlio é interpretada como um recado direto ao governador, que tem centralizado decisões e evitado discutir o futuro político do União Brasil em Mato Grosso. A sinalização de uma chapa “pura” do partido reacende o embate interno e projeta uma disputa antecipada pela liderança da legenda nas eleições de 2026.


