JÁ DENUNCIOU À POLÍCIA
Janaina Riva denuncia ataques de cunho sexual e diz que não vai se calar: “É uma violência política contra as mulheres”
Da Redação
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) fez um desabafo nas redes sociais, na quinta-feira (6) à noite, após ser alvo de áudios ofensivos de cunho sexual e moral, supostamente gravados por servidores da Prefeitura de Rondonópolis. A parlamentar afirmou que não irá se calar diante dos ataques e que já tomou providências legais para responsabilizar os autores.
“Estou há quase três noites longe de Cuiabá, de Mato Grosso, e fui pega de surpresa com esses áudios de servidores da Prefeitura Municipal de Rondonópolis. São ataques de cunho sexual, de cunho moral, e isso me assustou muito”, declarou.
Janaina contou que recebeu as mensagens de diversas pessoas preocupadas com sua segurança e com o impacto que o conteúdo poderia causar à sua família. “Eu não tenho coragem de colocar aqui o teor dos áudios. Fiquei pensando o quanto seria doloroso se meus filhos ouvissem”, disse.
Mesmo considerando os autores “sem relevância política”, a deputada afirmou que decidiu denunciar o caso após assistir ao depoimento da presidente do México, que também foi vítima de assédio público. “Não é uma opção para nós, mulheres, não denunciarmos esse tipo de agressão. Passamos por isso por sermos mulheres, por sermos políticas, mães, esposas que ousam ocupar espaços que muitos ainda acham que não pertencem a nós.”
A parlamentar informou que já registrou boletim de ocorrência, ingressou com uma queixa-crime e acionou o Ministério Público, além de comunicar o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi. “Tenho certeza de que o presidente vai agir duramente para combater esse tipo de violência, que é uma violência política de gênero”, afirmou.
Janaina encerrou o vídeo com uma mensagem de encorajamento às mulheres. “Se isso acontece comigo, imagino o que acontece com tantas outras em Mato Grosso, um dos estados que mais mata e estupra mulheres no Brasil. Por mais constrangedor que seja, nós precisamos denunciar e não podemos ter medo.”
https://www.instagram.com/reels/DQu8KB-jTPG/



