O Centro de Valorização da Vida (CVV) Cuiabá realiza de 9 a 15 de novembro a 21ª Semana de Valorização da Vida (SVV), com o tema “Comunidade que acolhe, vidas que florescem!”. O evento consiste em uma programação diversificada de atividades abertas ao público, com meditação, plantão de escuta, palestras e workshops, focadas no apoio emocional e na prevenção do suicídio.
O CVV é uma organização de caráter filantrópico que presta serviço voluntário e gratuito de prevenção ao suicídio e apoio emocional, com atendimento 24 horas por dia, pelo telefone 188.
A SVV 2025 começa no domingo, 09/11, às 09h, com a Meditação no Parque Mãe Bonifácia. O tema será “A meditação é o solo sagrado onde o ser floresce em luz”, conduzida por Larissa Jardim, terapeuta holística.
Na manhã de segunda-feira (10/11), haverá o “Plantão de Escuta” na Feira da Agricultura Familiar, na Praça da República, às 8h. À noite, às 19h30, no Posto CVV Cuiabá (Rua Comandante Costa, 296, Centro Norte), o Dr. Alaor Santos Filho, Médico Psiquiatra e Doutor em Saúde Mental pela USP, ministrará a palestra “Os sobreviventes do suicídio”.
De terça a sexta, sempre às 19h30 no posto do CVV Cuiabá, três palestras e um workshop serão realizados. Na terça (11), o tema será “CVV – Uma proposta de vida” com Isaura Titon, voluntária do CVV Cuiabá. Na quarta (12), será a vez do tema “Saúde mental e Neurodiversidade – construção de novos caminhos” com Rafaela Oliveira, Psicóloga e voluntária do CVV.
Já a palestra “O CVV na comunidade” será na quinta (13), com a voluntária Ana Rosa Ramos Nunes. Na sexta (14), ocorrerá o workshop “Cuidar de si para cuidar da vida” com Thaty Nunes, educadora parental e voluntária do CVV.
O encerramento da semana temática será no sábado (15), com duas atividades conduzidas pelo Dr. Carlos Henrique de Aragão Neto, Psicólogo, Mestre em Antropologia e Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB, no Posto CVV Cuiabá. Ele conduzirá o workshop sobre “A complexa interação entre autolesão e comportamento suicida”, das 8h30 às 12h30, e a Roda de Conversa das 14h30 às 15h30 sobre “Tarefas existenciais”.
A 21ª SVV conta com o apoio dos voluntários do Serviço Comunidade do CVV, do CVV Posto, e especialmente da Comissão de Comunicação e Fraternidade de Apoio à Vida (FAV).


