INICIATIVA REGIONAL
Cáceres recebe a 1ª COP Pantanal com debates nacionais e internacionais sobre mudanças climáticas
Da Redação
Com o apoio da prefeitura de Cáceres, teve início nesta segunda-feira (10), no auditório Maria Sophia Leite, no município, a 1ª edição da COP Pantanal – Saberes e Ações pelo Clima, que vai promover debates nacionais e internacionais sobre as mudanças climáticas.
Mais de 1.500 pessoas se inscreveram para o evento que terá palestras, oficinas, painéis de debate, audiência pública e a elaboração coletiva da Carta do Pantanal, documento que consolidará compromissos e propostas regionais para dialogar com a agenda climática da COP30, que está sendo realizada em Belém, no Pará.
O evento, que segue até quarta-feira (12), é organizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) e pelo Impact Hub.
Paralelamente à programação, também serão realizados o Hackathon do Clima, a COP Pantanal Mirim, a Semana de Biologia da Unemat (SEMABIO) e a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT (Jenpex).
Ao sediar a COP Pantanal, Mato Grosso reforça sua posição como protagonista nas agendas ambientais e insere a região no roteiro das negociações climáticas globais, permitindo que as vozes pantaneiras dialoguem diretamente com líderes e tomadores de decisão da COP30.


