IMPORTANCIA DA CIÊNCIA TROPICAL
Na COP30, Aprosoja MT defende papel do agronegócio brasileiro na agenda climática global
Da Redação
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) participa, pela terceira vez consecutiva, da Conferência das Partes (COP30), realizada este ano em Belém, no Pará. A entidade está representada pelo vice-presidente Luiz Pedro Bier, que também coordena a Comissão de Sustentabilidade da associação.
Durante o evento, o vice-presidente da Aprosoja MT destacou a importância do produtor rural como protagonista nas discussões internacionais que tratam de sustentabilidade, governança ambiental e do papel do agronegócio tropical na mitigação das mudanças climáticas. Segundo ele, acompanhar de perto o que está sendo debatido é fundamental, especialmente diante das novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) que serão apresentadas nesta edição da COP.
“Hoje pela manhã visitamos as delegações e conhecemos as intenções de cada país presente. Também passamos no estande do Brasil e, à tarde, estivemos na Casa Abema, em um side event, onde acompanhamos a assinatura de um protocolo de intenções da rede jurisdicional do Estado de Mato Grosso. Tivemos ainda uma conversa importante com o governador Mauro Mendes”, relatou Bier.
A Aprosoja MT também tem aproveitado a COP30 para divulgar a Carta-Manifesto dos Produtores de Soja para a COP30, documento elaborado em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). O texto, lançado no dia 6 de novembro, em Brasília, reúne 27 páginas de propostas voltadas à construção de uma agenda climática tropical, soberana e produtiva.
O documento contou com a colaboração do professor e pesquisador Daniel Vargas, doutor e mestre em Direito pela Universidade de Harvard e docente da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Rio), reconhecido como um dos maiores especialistas brasileiros em sustentabilidade e direito internacional. Entre as principais propostas, está a criação de um Sistema Nacional de Métricas e Padrões Tropicais, contido no item Ciência Tropical e Governança do manifesto.
A participação da Aprosoja MT na COP30 reforça o compromisso da entidade em contribuir com o debate sobre o papel do agronegócio brasileiro na produção sustentável de alimentos e na preservação ambiental.
Além das agendas técnicas, o vice-presidente Luiz Pedro Bier será um dos painelistas da Agrizone COP30 – Dia Grãos e Fibras, que acontece na quarta-feira (12.11), às 14h30, no painel “Desafios da Produção de Grãos e Fibras diante das Definições Internacionais de Sustentabilidade”.
“Amanhã vamos participar de um painel na Green Zone e também na Agrisonne, onde serão discutidos os temas do agro brasileiro aqui em Belém do Pará”, finalizou Luiz Pedro Bier.


