SEM RACHA
“O PL está bem resolvido”, afirma Abílio Brunini sobre eleições de 2026
Thalyta Amaral e Nickolly Vilela
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), tentou amenizar nesta quarta-feira (12) os rumores sobre um possível racha dentro do Partido Liberal, motivados pelas articulações em torno das eleições de 2026. “O PL está bem resolvido”, afirmou à imprensa.
“Eu não me lembro se teve mudança de alguma coisa, mas o PL está bem resolvido. Tem uma chapa de federal forte, uma chapa de estadual forte. Não está faltando candidatos para preencher a chapa e eu acredito que está tudo certo”, avaliou.
Apesar da tentativa de encerrar as especulações, Abílio reconheceu que o impasse ainda persiste em relação ao apoio do partido ao Governo do Estado. “Se há uma discussão é sobre o apoio de Governo, como vai ficar. Mas isso é natural e acredito que daqui a pouco se resolve”, disse.
Esse apoio tem sido um dos principais pontos de conflito dentro da sigla. Isso porque o senador Wellington Fagundes (PL) já se colocou publicamente como pré-candidato ao Governo, enquanto cresce a especulação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode declarar apoio ao vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) na disputa de 2026, deixando de lado o correligionário.
Nos bastidores, lideranças do PL em Mato Grosso afirmam que o partido busca uma composição que mantenha a unidade entre as alas bolsonaristas e pragmáticas, evitando o enfraquecimento da legenda no Estado. A definição sobre o palanque estadual deve ocorrer somente após as convenções partidárias de 2026, quando Bolsonaro e o presidente estadual do PL, Ananias Filho, alinharão as estratégias locais com a direção nacional.
Além do Governo, o PL também discute nomes para o Senado e aposta em ampliar sua bancada de deputados estaduais e federais — hoje considerada uma das mais expressivas entre os partidos conservadores no Estado.


