DE PLÁSTICO
“Não tenho dúvida que aquilo não vai funcionar”, debocha vereador sobre lixeiras da Prefeitura
Thalyta Amaral e Nickolly Vilela
O vereador Daniel Monteiro (Republicanos) debochou da iniciativa da Prefeitura de Cuiabá de distribuir lixeiras de plástico para os comerciantes e vendedores ambulantes nesta semana. “Não tenho dúvida nenhuma que aquilo não vai funcionar”.
Na última segunda-feira (10), o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Felipe Wellaton, entregou as lixeiras de plástico de 60 litros com pedal, com o objetivo de ajudar na limpeza da região central da cidade.
Em meio a risadas, o vereador ironizou que o material das lixeiras é frágil e que não irá aguentar o dia a dia. “Vai bater um vento e vai abrir o lixo. É a impressão que eu tenho”.
“Desculpe a risada, porque realmente é uma situação pouco constrangedora, mas eu vou fazer uma fiscalização in loco”, afirmou o vereador.
Daniel lembrou que a Câmara de Vereadores já havia pedido ao prefeito Abílio Brunini (PL) a instalação de lixeiras no centro de Cuiabá, mas os pedidos foram negados.
“A gente pediu em fevereiro para o prefeito para colocar lixeira. Ele falou: ‘o mundo inteiro não tem lixeira, acabaram as lixeiras’. Ele falou: ‘no Japão não tem mais’. Aí eu falei para ele: ‘não, espere aí, no Japão não é assim’. Eu fui duas vezes no Japão e lá tinha lixo”, explicou.
“Pelo visto o prefeito mudou de ideia e decidiu colocar lixo depois de muita insistência nossa. Mas quando você olha os lixos que têm no mundo, especialmente na Europa, onde é exemplo para o mundo todo, você vê que eles são chumbados no chão, com a divisão para a coleta seletiva”, enfatizou.


