2026
Jayme Campos vê peso limitado em veto de Eduardo Bolsonaro a Mauro Mendes: ‘Eleitor sabe decidir’”
Da Redação
O senador Jayme Campos (União Brasil) avaliou, nesta sexta-feira (14), a declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que orientou apoiadores do bolsonarismo a não votarem no governador Mauro Mendes (União Brasil) caso ele dispute o Senado em 2026. Para Jayme, embora a manifestação tenha peso dentro do grupo político, ela não é determinante para definir o cenário eleitoral em Mato Grosso.
Segundo o senador, a recomendação de Eduardo Bolsonaro reflete a importância estratégica que o Senado ganhou para o campo bolsonarista.
“A importância do Senado para o cenário bolsonarista é enorme, por isso ele não quer que o bolsonarismo vote no Mauro. Essa é a questão”, disse.
Jayme ponderou, no entanto, que o posicionamento não impede Mendes de construir sua candidatura.
“O Mauro não se vê tão dependente do apoio do Bolsonaro. Ele é governador, tem liderança própria, e imagina que, independentemente de apoio de A, B ou C, pode ser candidato. Se foi candidato a governador, por que não poderia ser candidato a senador?”, observou.
O senador também afirmou que a fala do deputado deve ser entendida como uma sinalização interna, mas não como um fator decisivo para definir o comportamento do eleitorado.
“É uma recomendação do Eduardo Bolsonaro para que o bolsonarismo raiz não vote no Mauro Mendes. Tem seu peso, claro. Mas isso não significa que vá atropelar quem quer que seja”, avaliou.
Jayme concluiu destacando que a decisão final estará nas mãos dos eleitores.
“O povo é muito sábio. Sabe votar de forma individual, consciente e responsável. Vai escolher aquele que tiver a melhor proposta e compromisso real com a sociedade. É isso que, no fim, determina o resultado do processo eleitoral”, afirmou.


