Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

ÁREA DE FRONTEIRA

Vila Bela lidera ranking de mortes violentas na Amazônia Legal e expõe avanço do garimpo e crime organizado

Da Redação

0

Um levantamento inédito sobre a evolução das mortes violentas intencionais (MVI) entre 2022 e 2024 revela um cenário alarmante na Amazônia Legal e coloca Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) no centro do mapa da violência letal na região. O estudo compilado pela Cartografia de Violências no Amazonas (do Fórum Brasileiro de Segurança Pública)  organizou os municípios em quatro grupos –  Pequeno I, Pequeno II, Médios e Grandes – para permitir a análise comparativa das taxas trienais, especialmente entre cidades menores que normalmente ficam de fora das pesquisas nacionais.

O método de avaliação trienal evita distorções causadas por eventos isolados e permite observar tendências consistentes na dinâmica local da violência. Em 2024, os municípios de porte médio (50 a 100 mil habitantes) apresentaram a maior taxa média de MVI (30,7 por 100 mil habitantes), seguidos pelos municípios Pequeno II (29,8). Já os grupos Pequeno I e Grandes registraram taxas praticamente idênticas, de 27,4 por 100 mil habitantes.

No grupo Pequeno I – cidades de até 20 mil habitantes – a liderança é de Vila Bela da Santíssima Trindade, que não apenas ocupa a primeira posição entre municípios de pequeno porte, como também apresenta a maior taxa de mortalidade violenta de toda a Amazônia em 2024. Também figuram entre os mais violentos Nobres (MT), Calçoene (AP), Alto Paraguai (MT) e Cumaru do Norte (PA).

Nos demais portes populacionais, o ranking apresenta Rio Preto da Eva (AM) no topo do grupo Pequeno II; São Félix do Xingu (PA) liderando entre os municípios médios; e Sorriso (MT) como o mais violento entre os municípios grandes.

O agravamento da violência em Vila Bela é explicado por fatores estruturais já conhecidos pelas autoridades. Localizado na fronteira com a Bolívia, o município ocupa uma posição estratégica para o tráfico internacional de drogas. São 750 km de fronteira seca e outros 233 km de fronteira alagada, utilizados como rota prioritária para a entrada de cocaína proveniente da Colômbia, transportada via Bolívia e distribuída para outras regiões do país.

Em 2024, duas grandes operações foram deflagradas na região — Operação Vinculados, da Polícia Civil, e Operação Rastro Duplo, da Polícia Federal — que juntas apreenderam mais de 900 kg de entorpecentes. As investigações reforçam a presença e a disputa de facções criminosas sobre corredores estratégicos da fronteira.

Mesmo com a condição fronteiriça mantida, o município não havia aparecido na edição anterior do ranking das cidades mais violentas, o que demonstra que o aumento recente da criminalidade não está ligado apenas ao fluxo de drogas. A explosão do garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, que se tornou epicentro de invasões e disputas territoriais, é apontada como fator determinante nesse novo ciclo de violência.

Homologada em 1985 e lar de cerca de 200 indígenas do povo Nambikwara, a TI Sararé abrange áreas de Conquista D’Oeste, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. O relatório Ouro Tóxico, do Greenpeace, divulgado em abril de 2024, aponta um aumento de 93% na área destruída pelo garimpo ilegal entre 2023 e 2024 — o maior avanço registrado entre todas as terras indígenas do país. Enquanto isso, outras áreas indígenas tiveram queda nas invasões, como a Yanomami (-7%), Kayapó (-31%) e Munduruku (-57%).

A investigação atribui o crescimento abrupto da destruição à presença de facções criminosas, principalmente o Comando Vermelho, que passou a controlar parte da exploração ilegal e das rotas de escoamento.

A sistematização dos dados permite visualizar um rearranjo territorial das dinâmicas criminais na Amazônia Legal. Além de consolidar áreas já historicamente afetadas, revela municípios que passaram a ocupar posição de destaque em razão de fatores recentes, como disputas pelo garimpo e rotas estratégicas para o narcotráfico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação