SABADÃO DE BRASILEIRÃO
Flamengo vence e abre vantagem sobre Palmeiras; Botafogo garante a Libertadores
Bebeto Dias
A 35ª rodada da série A do Brasileirão teve clima de decisão neste sábado (22). No Maracanã, o Flamengo venceu com autoridade, abriu quatro pontos de vantagem na liderança e enxergou o título mais perto do que nunca. Em São Paulo, o Palmeiras tropeçou diante de um Fluminense duro, perdeu terreno e aumentou a pressão antes da reta final do Brasileirão e da final da Libertadores semana que vem. Já no Nilton Santos, o Botafogo confirmou sua melhor fase no século e carimbou vaga na próxima Libertadores.
Dominante, líder e com cheiro de campeão
A uma semana da grande final da Libertadores, o Flamengo mandou um recado claro: está voando. Com um segundo tempo avassalador, gols de Arrascaeta, Jorginho e Bruno Henrique, o rubro-negro atropelou o Red Bull Bragantino por 3 a 0 e chegou aos 74 pontos, abrindo quatro de vantagem sobre o Palmeiras.
Mais que a vitória, o Fla exibiu maturidade, passou ileso por um quase gol contra bizarro, ajustou o ritmo e resolveu o jogo em menos de 25 minutos. Arrascaeta conduziu, BH incendiou e a torcida deixou o Maraca prometendo guerra em Lima.
Na terça-feira (25), o time de Filipe Luís encara o Atlético-MG em Minas. Se vencer e o Palmeiras não ganhar do Grêmio, é campeão brasileiro com duas rodadas de antecedência.
Travado, pressionado e mais longe da ponta
O Palmeiras precisava vencer para seguir na cola do Flamengo, mas esbarrou em um Fluminense inteligente, organizado e perigoso e ficou em um empate sem gols. O 0 a 0 no Allianz refletiu a partida: o Verdão com mais posse, porém pouco criativo; o Tricolor chegando com mais perigo e carimbando inclusive a trave de Carlos Miguel.
Agora com 70 pontos, o time de Abel precisa de uma arrancada perfeita e de tropeços rubro-negros para sonhar. Na terça-feira, visita o Grêmio em um jogo que virou decisão.
Vitória, vaga garantida e festa no Nilton Santos
No Rio de Janeiro, o Botafogo celebrou mais que três pontos: celebrou história. A vitória por 3 a 2 sobre o Grêmio garantiu o Glorioso na Libertadores pelo terceiro ano consecutivo, algo inédito no clube.
Gols de Cuiabano (daqui mesmo), Artur e Marçal construíram um jogo de intensidade alta, pressão constante e clima de decisão. Mesmo com a reação gremista, o Botafogo mostrou força e chegou aos 58 pontos, não podendo mais ser alcançado pelo Bragantino, o oitavo colocado.
A equipe agora mira o Corinthians fora de casa no dia 30. O Grêmio, pressionado e em 12º, recebe o Palmeiras na terça-feira.



