LUCAS DO RIO VERDE
Operação descobre furto milionário de energia com participação de empresário do agro
Da Redação
A Operação Ignis Justiça, deflagrada na terça-feira (25), descobriu em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) um esquema de furto milionário de energia que tinha a participação de um empresário do agronegócio. As fraudes ocorriam há meses e causaram prejuízo de milhões.
Segundo as investigações, o grupo criminoso estruturou um sistema para furtar energia e pagar contas menores. Um engenheiro eletricista fazia a parte elétrica das alterações ilegais e um ex-funcionário terceirizado da concessionária de energia usava o acesso privilegiado ao sistema para facilitar as fraudes.
O furto de energia ocorria em três unidades do grupo empresarial, sendo uma no Setor Industrial e outra na zona rural de Lucas do Rio Verde, e a terceira no município de Sorriso (420 km ao norte). As casas dos investigados também se beneficiavam do esquema.
Foram cumpridos três mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão contra os quatro investigados. Eles responderão pelos crimes de corrupção, estelionato e fraude processual.
Equipes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e da Energisa acompanharam a operação, realizando perícias simultâneas nos locais suspeitos.
“Não é um furto simples. Estamos diante de um crime altamente profissionalizado que gera impacto econômico milionário. Agora, com a materialização completa das provas, seguimos para aprofundar a investigação e identificar possíveis ramificações desse esquema”, afirmou a delegada responsável pela operação, Paula Barbosa.


