POLÊMICA DA SEMANA
“Invasão não pode ser premiada”: Cattani rebate decisão de Abilio, mas diz compreender “gesto humanitário”
Da Redação
O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) criticou, mais uma vez, a decisão do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), de avançar com a regularização da área do Contorno Leste – ocupada por cerca de duas mil famílias – , mas afirmou que “compreende” a justificativa apresentada pelo gestor. A declaração foi dada durante entrevista nesta quinta-feira (5).
Cattani iniciou a fala condenando qualquer flexibilização em relação a invasões de propriedades privadas. “Com essa cultura de invasão da propriedade, principalmente na capital do Estado… uma vez que você premia quem está invadindo a propriedade, você está, obviamente, incentivando que ela continue. Então, eu sou totalmente contrário”, afirmou.
Questionado se o posicionamento de Abilio contraria princípios tradicionalmente defendidos pela direita, o deputado disse acreditar que a crítica tem sido usada politicamente para “manchar” a imagem do prefeito.
“As pessoas estão mudando isso para tentar manchar a reputação da direita. A vida é cara, e o direito à nossa propriedade é. Ele está fazendo isso, segundo ele próprio e a esposa, Samantha, por uma questão humanitária. Apesar de eu não concordar com isso também”, declarou.
Cattani afirmou que compreende o argumento do prefeito, mas reforçou que a medida não deve beneficiar quem ocupou irregularmente a área. “Eu consigo compreender a decisão dele. A solução é simples: o que eu digo é que isso não é justiça. Se você invade, você não tem direito de ser beneficiado. Pelo contrário, se você retirar, a qualidade de vida melhora. É um crime”, disse.
O deputado mencionou ainda que há milhares de pessoas aguardando programas habitacionais sem recorrer a ocupações irregulares. “Eu tenho 60 mil pessoas inscritas num programa que eu criei, onde também tem mulheres, mães de família, crianças, idosos… gente que nunca imaginou ser beneficiada. E as pessoas em estado de vulnerabilidade, que são cerca de 10% do que tem lá, essas sim precisam ser atendidas”, completou.



