Acompanhe nossas noticias

Muvuca Popular
The news is by your side.
  • Home
  • Muvucadas
  • Política
  • Policial
  • Geral
  • Últimas notícias
  • Cidades
  • Artigos
  • Esportes
  • Agronegócio
  • Destaques
  • Esporte
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Variedades
  • Videos
  • Likes
  • Followers
  • Subscribers
  • Followers
  • Likes
  • Followers
  • Subscribers
  • Followers
Entrar

Bem-vindo, faça login na sua conta.

Esqueceu a senha?
Entrar

Recupere sua senha.

Uma senha será enviada a você por e-mail.

  • sexta-feira, 12 dezembro, 2025
  • Expediente

MUVUCA POPULARMUVUCA POPULAR - Notícias de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Mato Grosso, notícias do Brasil e notícias do Mundo

MUVUCA POPULAR
04 á 27 – Banner TOPO – Nova Rota – PI 86535
  • Home
  • Muvucadas
  • Política
  • Policial
  • Geral
  • Últimas notícias
  • Cidades
  • Artigos
  • Esportes
  • Agronegócio
  • Destaques
  • Esporte
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Variedades
  • Videos
Muvuca Popular
  • Home
  • Geral
  • Sema promove reabilitação de animais resgatados na região do Pantanal

PRESERVAÇÃO DA FAUNA

Sema promove reabilitação de animais resgatados na região do Pantanal

Da Redação

Geral
Última atualização 7 de dezembro de 2025 às 13:53
Crédito - Sema
0
Compartilhar
Grupo Whatsapp

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) enviou esta semana uma uma fêmea de cervo-do-pantanal para o Centro Conservacionista Parque Vida Cerrado, no Estado da Bahia, e um macho de onça-parda para tratamento dentário em Mato Grosso do Sul. Os dois animais foram resgatados com problemas de saúde e foram submetidos a tratamento clínico-veterinário viabilizado pelo órgão ambiental.

Segundo a médica veterinária da Sema, Danny Moraes, a fêmea de cervo-do-pantanal  foi resgatada em agosto do ano passado, com poucos meses de vida, com queimaduras e problemas respiratórios na região da Transpantaneira. Na ocasião, ela estava ao lado da mãe, que acabou não resistindo aos ferimentos.

“Além das queimaduras na região das orelhas, o animal enfrentou problemas no trato respiratório por inalação de material particulado e por exposição às altas temperaturas”, informou.

Ela conta que, após o desmame, o animal ficou em uma área cercada no Pantanal, onde tinha acesso à vegetação natural, mas a base alimentar era ração de cavalo, pepino, abóbora, milho, frutas, cenoura e batata doce.

“O animal passou este período todo em uma área de soltura na região do Pantanal, entretanto, por ser muito dócil, sua soltura foi contraindicada. O processo de destinação foi realizado em conjunto com  ICMBio, o Parque Vida Cerrado e vários profissionais que discutiram conjuntamente a melhor maneira de encaminhar o animal”, explicou a médica veterinária.

Já a onça-parda foi resgatada adulta, com baixo peso e com prováveis traumatismos, na região de Barão de Melgaço. O traslado do animal resgatado foi realizado pela equipe da ONG Onçafari para Cuiabá, onde passou por atendimento na clínica veterinária Anjo da Guarda, conveniada à Sema.

Além de apresentar baixo escore corporal, mobilidade reduzida, o animal possuía diversas cicatrizações no corpo e fratura de caninos superior e inferior direito. “Foi feito terapia de suporte, controle de dor e exames laboratoriais antes do deslocamento para o CRAS de Campo Grande”, informou o analista ambiental perfil médico veterinário da Sema, Vinicius José da Silva Cardoso de Brito, que acompanhou o deslocamento até MS com o médico veterinário, Luiz Portella.

Segundo ele, a ação só foi possível com o apoio interinstitucional dos órgãos ambientais estaduais de MT e MS, para garantir o melhor atendimento do animal. No CRAS de Campo Grande a onça-parda passou por cirurgia odontológica por médica veterinária especializada em odontologia veterinária, com remoção do canino superior direito e restauração do canino inferior direito além de ser submetida a outras avaliações veterinárias complementares.

“O animal agora está em recuperação, já demonstrando uma melhora significativa do quadro clínico e demonstrando sinais de agressividade normais para espécie e para animal de vida livre”, acrescentou o analista.

Após o tratamento, a onça parda deve retornar para MT e ser solta na região em que foi resgatada.

 

0
Compartilhar WhatsAppFacebookTwitterGoogle+ReddItPinterestTelegramFacebook MessengerViberO email
Renan25747 Notícias 1 Comentarios

    >

    Setasc realiza workshop sobre cultura de não violência e formação de lideranças

    >

    SES distribui 15 mil vacinas contra vírus sincicial respiratório para municípios

    você pode gostar também Mais do autor
    Geral

    Cuiabá realiza hoje, ao vivo, o sorteio do Programa Casa Cuiabana

    Geral

    Cadeira de rodas e intérpretes de libras reforçam acessibilidade na Rodoviária de…

    Geral

    Carta de Mato Grosso define ações para fortalecer o enfrentamento à violência contra…

    Destaques

    STJ indefere pedido de prisão domiciliar de empresária acusada de mandar matar…

    Prev Next
    Deixe uma resposta
    Cancelar resposta

    Seu endereço de email não será publicado.

    05 á 24 – Banner Lateral – AMM – PI 87263

    Mais Lidas

    Pesquisa Verita mostra Tarcísio à frente de Lula nacionalmente e…

    Mãe denuncia estupro coletivo de menino de 9 anos em escola…

    Homem que estuprou e matou criança é executado um dia após sair de…

    Após casamento de 30 dias, homem mata mulher a facadas e grava…

    Cidinho vê Tarcísio como “nome mais preparado” e diz que cenário…

    79 anos de Júlio Campos

    Prev Next 1 De 22
    21 á 22 – Banner Torre – OAB – PI 13607
    xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

    Email: [email protected]

    Email: [email protected]

    Whats: (65) 98148-6714

    • Home
    • Muvucadas
    • Política
    • Policial
    • Geral
    • Últimas notícias
    • Cidades
    • Artigos
    • Esportes
    • Agronegócio
    • Destaques
    • Esporte
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Variedades
    • Videos
    © 2025 - Muvuca Popular. Todos os direitos reservados.

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação

    Entrar
    • Home
    • Muvucadas
    • Política
    • Policial
    • Geral
    • Últimas notícias
    • Cidades
    • Artigos
    • Esportes
    • Agronegócio
    • Destaques
    • Esporte
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Variedades
    • Videos

    Bem-vindo, faça login na sua conta.

    Esqueceu a senha?
    Entrar

    Recupere sua senha.

    Uma senha será enviada a você por e-mail.