PODERÁ DISPUTAR ELEIÇÃO
Tribunal de Justiça anula cassação de vereadora do PT condenada por “rachadinha”
Thalyta Amaral
Uma decisão da 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) anulou a cassação da ex-vereadora por Cuiabá, Edna Sampaio (PT), nesta terça-feira (9). A petista havia sido cassada pela segunda vez, em junho de 2024, pela prática conhecida como “rachadinha”.
Votaram a favor de Edna os desembargadores Vandymara Zanilo, Maria Erotides Kneip e Jones Gattas. Já os contrários foram Márcio Vidal e Helena Maria Bezerra Ramos. Com a decisão, fica cancelada a inelegibilidade de oito anos e Edna poderá disputar as eleições do próximo ano.
A anulação do processo ocorreu por erro no andamento da ação. A defesa argumentou que o advogado de Edna não foi devidamente intimado, o que configuraria cerceamento de defesa.
Cassação
Edna teve o mandato cassado duas vezes pela Câmara de Cuiabá por se apropriar da verba indenizatória da então chefe de gabinete. Segundo prints que vazaram na época, a servidora “devolveu”, pelo menos, R$ 20 mil da verba indenizatória recebida, valor que era cobrado pelo marido de Edna.



