Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

APÓS REUNIÃO COM PREFEITOS

Na reunião do CISVARC, Moretti destaca agilidade, economia e segurança na gestão de insumos e serviços de saúde

Da Redação

0

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), participou nesta terça-feira (9) da reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Guaporé (CISVARC) e avaliou como “muito positiva” a atuação do consórcio ao longo deste ano. Segundo ela, a adesão ao sistema trouxe maior velocidade, transparência e eficiência na aquisição de insumos e na contratação de serviços de saúde.

“Quando conheci o consórcio no início da gestão, percebi que ele era uma maneira mais rápida, fácil e eficaz de garantirmos tanto o fornecimento de insumos quanto de serviços. Ele possui uma estrutura própria de licitação e pregão, o que agiliza muito o processo e evita etapas que, se conduzidas pelo município, poderiam demorar mais”, explicou.

A prefeita ressaltou que, com a adesão, Várzea Grande passa a acessar diretamente os itens contratados pelo consórcio, sem necessidade de abrir novos processos administrativos. Além disso, reforçou que o CISVARC dispõe de um fluxo financeiro mais ágil para pagamento aos fornecedores, especialmente no âmbito do programa Fila Zero.

“O consórcio é mais rápido para receber o recurso e efetivar o pagamento ao fornecedor. Ele recebe primeiro o repasse do governo do Estado e, depois disso, os municípios executam. Hoje, Várzea Grande já tem R$ 19 milhões depositados no consórcio, que começaremos a executar agora. É diferente do nosso programa próprio, no qual primeiro executamos para depois solicitar o pagamento ao Estado”, destacou Moretti.

Inclusão de municípios e custo dos medicamentos

Questionada sobre reclamações de algumas prefeituras — como a de Cuiabá — que alegaram que os medicamentos via consórcio estariam mais caros do que compras realizadas com recursos próprios, a prefeita afirmou ter vivenciado situação oposta.

“Para mim houve queda de preço. Tivemos redução nos valores de várias medicações. Não posso citar aqui quais, mas isso foi pontuado nas nossas análises. Claro que depende do fornecedor e do tipo da medicação, mas em muitos casos o preço pelo consórcio é menor do que se eu solicitasse diretamente pelo município”, reforçou.

Pagamento da folha da Saúde

Ao ser questionada sobre informações de que a Prefeitura de Várzea Grande estaria enfrentando dificuldades para fechar a folha salarial dos servidores da Saúde, Flávia Moretti respondeu que o município está reorganizando fluxos internos, mas que não há risco de atraso nos pagamentos.

“Ajustes administrativos fazem parte da gestão, especialmente em uma área tão dinâmica como a saúde. O importante é que estamos com tudo sob controle e os servidores não serão prejudicados”, afirmou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação