GO, TO e MT
Força Integrada deflagra ação e desarticula rede interestadual de tráfico de drogas; 15 mandados cumpridos
Da Redação
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Goiás (FICCO/GO) deflagrou, nesta quinta-feira (11), a Operação Serra das Galés, direcionada a desmantelar uma organização criminosa responsável por estruturar um esquema de tráfico interestadual de drogas. A ação mobiliza equipes nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso, onde estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, oito de prisão preventiva e três de prisão temporária.
A ofensiva é um desdobramento de investigações que ganharam força após duas apreensões expressivas. A primeira ocorreu em 28 de maio de 2024, em Paraúna (GO), quando equipes da FICCO/GO e da PM goiana apreenderam 450 quilos de cloridrato de cocaína, resultando na prisão de dois condutores. A segunda grande ação aconteceu em 23 de fevereiro de 2025, em Marianópolis (TO), onde uma operação conjunta prendeu cinco integrantes do grupo e apreendeu outros 450 quilos da droga, além de um avião utilizado no transporte e diversos veículos.
Com a deflagração da Operação Serra das Galés, o conjunto das ações já totaliza cerca de 900 quilos de cocaína retirados de circulação, enfraquecendo uma logística criminosa sofisticada que utilizava aeronaves para o transporte e distribuição da droga entre estados.
A FICCO/GO reúne efetivos da Polícia Federal (PF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Penal de Goiás (PPGO), Polícia Militar de Goiás (PMGO) e Polícia Civil de Goiás (PCGO), reforçando a integração entre forças estaduais e federais no combate ao crime organizado.



